VALORIZAÇÃO DA MINHA MARCA
O employer branding e os efeitos no desenvolvimento profissional
Palavras-chave:
Employer Branding, Desenvolvimento Profissional, Carreira, EstágioResumo
Objetivo: Analisar os efeitos do employer branding, na percepção dos funcionários, acerca do desenvolvimento profissional em uma cooperativa médica. A valorização da marca empregadora gera uma imagem positiva que pode influenciar a atração e retenção de funcionários. Método: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Levantamento bibliográfico nas bases: CAPES, Scielo, Spell, ResearchGate. Coleta de dados primários: entrevista semiestruturada com 10 participantes. Instrumento de coleta de dados baseado na Escala de Atratividade (EmpAt) de Berthon, et al.; (2005). Análise de dados com uso do Iramuteq e análise de conteúdo Bardin (2016). Resultados: Foram identificados os fatores atrativos na percepção do funcionário: necessidade de ser valorizado, obter o reconhecimento da empresa, respeito, ambiente saudável, e recompensas monetárias. Relações interpessoais como fatores psicossociais. Fatores de desenvolvimento: desenvolver habilidades novas e aplicar conhecimentos. Fatores econômicos: benefícios. A experiência no estágio contribuiu para a construção da carreira na empresa. Fatores subjetivos relacionados à marca: saúde, cooperativismo, cuidado e marca de referência. Considerações: Aspectos componentes nas dimensões psicológica, funcional e econômica do EB percebidos e valorizados pelos funcionários são capazes de influenciar a decisão de permanência na empresa e potencializar o desenvolvimento profissional do indivíduo. A pesquisa contribui para ampliar a discussão acerca do EB na produção científica nacional e apontar a convergência com o tema desenvolvimento gerencial e, aplicação prática ao evidenciar que a gestão da marca empregadora pode estabelecer barreiras à mudança do funcionário e melhorar a imagem da empresa no mercado de trabalho.
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