PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE NEGÓCIOS

ESTRESSE, IMPOSTORISMO E ESTRÁTEGIAS DE COPING

Autores

Resumo

O artigo objetivou investigar a relação entre Estresse Acadêmico, Fenômeno do Impostor e estratégias de Coping no contexto da Pós-graduação stricto sensu na área de negócios. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, obtendo-se uma amostra de 535 alunos e professores. Adotou-se a estatística descritiva, análise fatorial e correlação de Pearson. Percebeu-se que a principal fonte de estresse é a sobrecarga de trabalho; e os sentimentos que mais se sobressaem são dúvidas em relação à capacidade de obter sucesso, medo de falhar, subestimação das capacidades próprias e superestimação das capacidades dos colegas. Encontrou-se baixa relação entre o estresse acadêmico e o fenômeno do impostor. Ademais, constatou-se como relações mais expressivas as estratégias de isolamento, considerada estratégia de Coping negativa.

Biografia do Autor

Rafaela de Almeida Araújo, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Professora no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, UNINOVE/Programa de Pós-graduação em Administração

Pós-Doutorando em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Pesquisador Visitante na Universidade de Sevilha (Espanha). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

22/02/24

Edição

Seção

Artigos