PROFESSOR PESQUISADOR NA ÁREA DE NEGÓCIOS
ESTRESSE, IMPOSTORISMO E ESTRÁTEGIAS DE COPING
Résumé
O artigo objetivou investigar a relação entre Estresse Acadêmico, Fenômeno do Impostor e estratégias de Coping no contexto da Pós-graduação stricto sensu na área de negócios. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, obtendo-se uma amostra de 535 alunos e professores. Adotou-se a estatística descritiva, análise fatorial e correlação de Pearson. Percebeu-se que a principal fonte de estresse é a sobrecarga de trabalho; e os sentimentos que mais se sobressaem são dúvidas em relação à capacidade de obter sucesso, medo de falhar, subestimação das capacidades próprias e superestimação das capacidades dos colegas. Encontrou-se baixa relação entre o estresse acadêmico e o fenômeno do impostor. Ademais, constatou-se como relações mais expressivas as estratégias de isolamento, considerada estratégia de Coping negativa.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.