Paris, Texas e o encontro mediado pela tela: a imagem fílmica como experiência na contemporaneidade

Autores

  • Mírian Sousa Alves

Palavras-chave:

Imagem. Cinema. Experiência. Sobreposição. Tradução.

Resumo

Neste artigo, investiga-se a natureza da imagem no cinema narrativo ficcional e sua relação com as experiências vividas por aqueles que se colocam diante dessa imagem: o espectador. Baseando-se em uma reflexão suscitada pelo filme Paris, Texas, do cineasta alemão Wim Wenders, afirma-se que as diferenças técnicas entre as imagens possibilitam relações específicas entre elas e seus espectadores. Como espaço de interlocução entre o sujeito e sua própria história ou como ponto de encontro entre diferentes sujeitos, a tela cinematográfica atua como potente mediadora das relações contemporâneas. Por sua vez, o formato da imagem na tela também altera a relação desta com o espectador. Mais que um espaço de representação, a imagem no cinema é abordada neste artigo como parte da experiência dos sujeitos. A sobreposição de imagens exibida na ficção de Wim Wenders elucida, ainda, o processo de transposição narrativa entre diferentes sistemas semióticos – por exemplo, a tradução da literatura ao cinema.

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