Obra póstuma: sobre estratégias autotanatográficas

Autores

  • Thiago Ferreira Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BAH - EBA/UFRJ)

Palavras-chave:

Gedley Braga, autotanatografia, morte, obra póstuma

Resumo

O texto segue a mítica desenvolvida pelo artista Gedley Braga a partir de sua decisão de morrer, na qual celebra sua própria morte simbólica como dado contínuo, uma falta exacerbante, motora e produtora de um novo ponto de partida. Busca-se traçar alguns pontos de reflexão sobre essa construção de um olhar póstumo para a própria produção como parte de uma tradição ficcional de escrita autotanatográfica, uma estratégia de autobiografia póstuma que opera entre o dizer da experiência de estar morto e a interdição de experienciá-la.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira, Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BAH - EBA/UFRJ)

Mestre em Artes Visuais (área de concentração: História da Arte) pelo PPGAV/UFRJ, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é professor substituto do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (BAH - EBA/UFRJ).

Referências

BECKETT, Samuel. O inominável. Tradução Waltersir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

BERNARDO, Fernanda. O dom do texto – a leitura como escrita. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, v. 1, pp. 155-189, 1992.

BLANCHOT, Maurice. Celui qui ne m’accompagnait pas. Paris: Gallimard, 1953.

___. O instante da minha morte. Tradução Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2003.

___. A literatura e o direito à morte. In: A parte do fogo. Tradução Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BRAGA, Gedley. A tese na (da) caixa preta. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

___. Limbo (Catálogo de exposição). São João del-Rei: Museu Regional de São João deç-Rei, 2015.

DERRIDA, Jacques. Demeure: fiction and testimony. Tradução Elizabeth Rottenberg. Stanford: Stanford University Press, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução Márcia de Sá Cavalcanti. Petrópolis: Vozes, 1989.

LACOUE-LABARTHE, Philippe. Ending and unending agony: on Maurice Blanchot. Tradução Hannes Opelz. Nova York: Fordham University Press, 2015.

MARIN, Louis. L’Écriture de Soi: Ignace de Loyola, Montaigne, Stendhal, Roland Barthes. Paris: PUF, 1999.

PENNA, João Camillo. Resenha de Agonie terminée, agonie interminable. Sur Maurice Blanchot, de Philippe Lacoue-Labarthe. Alea: estudos neolatinos, Rio de Janeiro, v.13, n.2, pp. 343-347, 2011.

SERRA, ALICE. Demorar, de Derrida a Blanchot: literatura e rastreamentos. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. Rio de Janeiro, v.9 nº 2, pp. 136-146, 2016.

WERLE, Marco Aurélio. A angústia, o nada e a morte em Heidegger. Trans/Form/Ação. São Paulo, v. 26, pp. 97-113, 2003.

Downloads

Publicado

22/12/18