v. 20 n. 27 (2018): Desigualdade, gênero e educação

					Visualizar v. 20 n. 27 (2018): Desigualdade, gênero e educação

s relações sociais na atualidade que são particularmente conflitivas e problemáticas remetem a causas perceptíveis tais como discriminação, segregação ou isolamento cultural, comunidades que não suficientemente reconhecidas ou mesmo consideradas inferiores. Quando o Estado não reconhece culturas minoritárias ou quando práticas hegemônicas culturais violentam os direitos humanos de seus membros, é que se fazem sentir modos de resistência à chamada “tirania da identidade” por aqueles que já não aceitam um status inferior de subordinação. A mescla e integração de culturas distintas, com significados diferentes e valores singulares diante da vida exigem a capacidade de adaptação das sociedades atuais a uma realidade que é multicultural. É nesse contexto que distintos sistemas de ideias se dedicam a não apenas estudar e compreender tal realidade, mas igualmente previnir  o predomínio de um regime cultural sobre os outros. O multiculturalismo como campo de pensamento surgiu como uma prática e uma política de reconhecimento e proteção da diversidade.


Publicado: 22/12/18

Edição completa