A catástrofe bolsonarista e a busca pela reinvenção melancólica da história na cobertura do Jornal Nacional (JN) sobre mortes pela covid-19

Autores

Resumo

Neste ensaio, apresentamos uma visão epistemológica sobre como a catástrofe bolsonarista em torno da pandemia de covid-19 impôs ao jornalismo a busca por uma “reinvenção melancólica da história”. Partindo de duas coberturas do Jornal Nacional acerca de mortes pela doença, acionamos metodologicamente referenciais em torno de outra conceituação de reinvenção da história e melancolia. Com isso, deparamo-nos também com uma crise do jornalismo brasileiro, a apontar para uma crise da memória e das formas de se pensar as temporalidades.

Biografia do Autor

William David Vieira, UFMG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCom/UFMG), com bolsa CAPES, e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador do “Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais – Ex-press” (UFMG/CNPq). E-mail: williamdavidvieira@gmail.com.

Downloads

Publicado

02/01/23