Sobre la revista

ISSN: 2179-9571

Foco e Escopo

A Revista Mediação parte de uma política que almeja operar como um constante vetor de promoção do encontro entre pesquisadores, autores, estudantes e leitores, nos seus diversos momentos da vida científica e de formação acadêmica. A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Em âmbito institucional, o periódico procura fomentar o ethos da pesquisa e a cultura da produção científica no ambiente da universidade, além de motivar o intercâmbio entre docentes da escola e de outras instituições, no Brasil e no exterior.

Os escopos temáticos abarcam as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes e Gestão da Informação com prioridade nas práticas  comunicacionais tecnologicamente mediadas, na indústria cultural, experiências culturais on-line, expressões das artes plásticas, do cinema e demais criações do audiovisual, som e música, artes da dança, literatura e interfaces com a sociologia, antropologia, história, administração, economia, filosofia, semiótica, ciências da linguagem, jornalismo, marketing e publicidade e propaganda.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados para a Revista Mediação serão avaliados e revisados sob o sistema peer review. Se adequado à linha editorial previamente estabelecida, os textos recebidos serão avaliados, sem identificação, por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc que sejam pesquisadores reconhecidos nos temas tratados, em regime de double blind review.

O texto enviado não pode ter nenhuma indicação de autoria ou vínculo institucional, para que o material seja analisado de maneira absolutamente impessoal. Nesse processo, os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo.

Os dados relacionados à titulação, afiliação institucional e profissional devem ser inseridos no processo de cadastro no site da revista.

Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas segundo a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores receberão, se for o caso, comunicação relativa aos pareceres emitidos.

Após a aprovação dos textos, os autores serão informados caso seja necessário algum ajuste dos trabalhos para que sejam encaminhados à editoração, diagramação e publicação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Periodicidade

A Revista Mediação é uma publicação semestral, com publicação em julho e dezembro de cada ano. A recepção dos artigos se dá em fluxo contínuo, à exceção dos dossiês, que têm data de encerramento das submissões.

Vinculação

A Revista Mediação está vinculada aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCH) da Universidade FUMEC.

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento, além de motivar o intercâmbio entre pesquisadores.

O conteúdo publicado na revista pode ser acessado e compartilhado sem fins comerciais, não sendo permitida sua utilização, na íntegra, sem autorização prévia dos editores. É expressamente vetada a utilização do conteúdo publicado da revista com finalidades comerciais.

Revista Mediação

A Revista Mediação, periódico eletrônico semestral, é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos prioritariamente das seguintes áreas: comunicação, linguagem e semiótica, teorias e epistemologia da comunicação, estudos interdisciplinares da comunicação, comunicação e sociabilidade, comunicação, política, ética e cidadania, comunicação especializada e organizacional, jornalismo comparado, comunicação audiovisual, comunicação e multimídia, comunicação e cibercultura, comunicação e marketing, jornalismo esportivo, fotografia, cinema, videoarte, música, arte digital, web-art, inteligência artificial, publicidade. Os temas são livres, mas podemos convidar os autores à participação em dossiês temáticos, a serem divulgados amplamente. A revista integra em seu Conselho Editorial um grupo de cientistas com notório saber nas áreas temáticas ligadas à Comunicação Social.

Cobrança de Taxas

Não há cobrança de taxas para a submissão e publicação de artigos.

Histórico do periódico

A Revista Mediação, desde 2001, está vinculada aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCH) da Universidade FUMEC.