O Ethos de cada um: limites e associações entre a ética profissional de jornalistas e corporativa de empresas de Comunicação

Autores/as

  • Robson Dias Universidade de Brasília

Palabras clave:

Ética, Ethos, Jornalista, Jornalismo, Organização

Resumen

A ética profissional trata da dimensão do dever-ser. No artigo, consideraremos dois referenciais éticos: o Ethos do Jornalista; e o Ethos do Jornalismo e discutiremos a relação dialética entre as possibilidades da ética e as limitações da prática tanto do profissional (a responsabilidade social, o compromisso com a verdade, a pluralidade de opiniões, a função de informar a sociedade, trabalho em prol do interesse público, a Liberdade de Imprensa e a autonomia do jornalista), quanto das organizações jornalísticas (critérios de Objetividade, a neutralidade, imparcialidade, além do ideal de obtenção da informação em primeira mão).

Biografía del autor/a

Robson Dias, Universidade de Brasília

Doutorando em Comunicação, sob orientação do Profº Drº Luiz Martins da Silva, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB). Vinculado aos projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A idéia do pós-Jornalismo (2010-2013) e O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010).

Citas

ABRAMO, Cláudio. Observadores de Carteirinha. Acessado em 05-12-2011. Disponível em www.observatóriodaimprensa.com.br.

ANDRADE, Lucimara. O Ensino da Ética Profissional em Cursos de Graduação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação), UNOESTE

FITTIPALDI, Maristela. Ética no Jornalismo - Desafio Cotidiano. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 1998

HERNANDES, Nilton. Jornais e Ethos: como a marca vira um “ser” que discursa. Estudos Lingüísticos XXXIV, p. 780-785, 2005.

KARAM, Francisco. Formação e Ética Jornalística. Disponível em www.jornalismo.ufsc.br/. Acessado em 05-12-2011.

MARTINO, Luis Mauro Sá. A ética como estratégia no campo jornalístico. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007)

NOGUEIRA, Letícia de Sá. Ética & Mídia na Contemporaneidade. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 2001

OLIVEIRA, Michelle. Discursos sobre o Dever-Ser Jornalístico: Construindo um Capital Simbólico. Trabalho apresentado ao NP 02 – Jornalismo, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. 2007.

SILVEIRA, Santa Maria. Ética: esta Lei pega? Apontamentos sobre a moralidade que a imprensa prega e pratica. Tese (Doutorado em Comunicação), USP. 1993.

Publicado

29/11/12