Dados e Participação: Pensando Apps de Dados Públicos como Mídia Cidadã

Autores/as

  • Marcelo Crispim da Fontoura PUCRS

Palabras clave:

Aplicativos, Dados Abertos, Participação, Mídia Cidadã, Mídia Digital

Resumen

Este artigo explora as semelhanças e diferenças entre os aplicativos digitais de dados públicos e produções de mídia cidadã. A partir da ideia de cidadania de Mouffe (1992) e Rodriguez (2001), e do resgate da noção de mídia cidadã e mídia participativa de diferentes autores, se estabelece critérios qualitativos que foram aplicados a uma amostragem de 17 aplicativos brasileiros, oriundos de competições de dados abertos promovidas por governos. A contraposição dos critérios (relacionados ao caráter conversacional, contextualização / comentário da informação, monetização, âmbito dos aplicativos, etc.) demonstra uma adoção parcial, o que traz diferenças quanto à relação dos dois fenômenos. Embora possuam formatações diferentes, ambos envolvem lógicas subjacentes próximas. Esta é uma pesquisa exploratória, de modo a contribuir aos estudos de hacking de dados abertos no Brasil.

Biografía del autor/a

Marcelo Crispim da Fontoura, PUCRS

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Pesquisador em Comunicação Digital.

Citas

BENKLER, Yochai. The wealth of networks. New Haven: Yale University Press, 2006.

BOWMAN, Shayne; WILLIS, Chris. We Media. The Media Center at the American Press Institute, 2003. Disponível em: http://www.hypergene.net/wemedia/download/we_media.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2012

BRUNS, Axel. Gatewatching. Nova York: Peter Lang, 2009.

COLEMAN, E. Gabriella. Coding Freedom. Princeton: Princeton University Press, 2012.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph. 2009.

LEVY, Steven. Hackers. Sebastopol: O’Reilly Media, 2010.

MOUFFE, Chantal. Democratic Citizenship and the Political Community. In: MOUFFE, Chantal (Org.). Dimensions of Radical Democracy. Nova York: Verso, 1992. p. 225-239.

RODRIGUEZ, Clemencia. Fissures in the Mediascape. Nova York: Hampton Press, 2001.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

SCHAFFER, Jan. Citizen Media. Washington, D.C.: J-Lab: The Institute for Interactive Journalism, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Television. Oxford: Routledge, 2005.

Publicado

29/07/15