Cultura de compartilhamento: as transformações da comunicação através das novas tecnologias

Autores/as

  • Liana Gross Furini PUCRS e FACCAT

Palabras clave:

Compartilhamento. Internet. Tecnologias digitais. Pirataria.

Resumen

Esse trabalho aborda o compartilhamento de arquivos através da internet com base nas teorias empíricas e nas teorias de interação e colaboração criadas por Juliano Spyer e Raquel Recuero. A popularização das tecnologias digitais deram aos usuários domésticos o poder de produzir conteúdo. Esse aspecto, somado à facilidade de distribuição trazida pela internet influenciou na criação de uma cultura na qual compartilhar conteúdo é muito importante, mas também acabou por influenciar no surgimento de materiais piratas.

Biografía del autor/a

Liana Gross Furini, PUCRS e FACCAT

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos/PUCRS, mesma universidade em que se graduou em publicidade e propaganda. Sua pesquisa é na área de pirataria e distribuição de conteúdo na internet.

Professora na área de comunicação digital na Famecos/PUCRS e FACCAT.

 

Master by the Graduate Program in Social Communication of Famecos/PUCRS. same university where she graduated in advertising. Her research in the field of piracy and content distribution on the Internet. 

Professor in the digital communication field in Famecos/PUCRS and FACCAT.

Citas

AMBROSI, Alain; PEUGEOT, Valérie; PIMIENTA, Daniel. Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. S/L: C&F Éditions, 2005.

ASSIS, Francisco de. Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre os gêneros jornalísticos. LOGOS 35, 2011.

BERGAN, Ronald. Cinema. Jorge Hazar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 2006.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 11a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CASTELLS, Manuel. “Internet e sociedade em rede”. In: MORAES, Dênis (Org.) Por uma outra comunicação: Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CASTRO, Gisela G. S. Pirataria na Música Digital: Internet, direito autoral e novas práticas de consumo. Unirevista, vol. 1, 2006.

GERBASE, Carlos. Enxugando Gelo: Pirataria e Direitos Autorais de Obras Audiovisuais na Era das Redes. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Volume 10, 2007.

GILDER, George. Telecosmo. São Paulo: Campus, 2001.

LEITE, Fernanda Capibaribe, JANOTTI JUNIOR, Jeder. “Reconfigurando as Teorias da Comunicação: as indústrias culturais em tempos de Internet”. In FERREIRA, Giovandro Marcus, HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: Como a Grande Mídia Usa a Tecnologia e a Lei Para Bloquear a Cultura e Controlar a Criatividade. São Paulo: Trama, 2005.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 5a edição, 2007.

LOCHARD, Guy. Analyse des dispositifs et des discours médiatiques. Seminário IV do PPGCOM Famecos/PUCRS. Porto Alegre: Famecos, 2013.

MATTELART, Tristan. Audio-visual piracy: towards a study of the underground networks of cultural globalization. Paris: University of Paris VIII, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SEGRAVE, Kerry. Piracy in the Motion Picture Industry. North Carolina: McFarland, 2003.

SELONK, Aletéia Patrícia de Almeida. Distribuição Cinematográfica no Brasil e suas Repercussões Políticas e Sociais – um estudo comparado da distribuição cinematográfica nacional e estrangeira. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

TIETZMANN, Roberto; PASE, André F. Curiosidade e Fidelização: blogs como ferramentas de distribuição de conteúdo. Seminário Blogs, Redes Sociais e Comunicação Digital. Novo Hamburgo: Feevale, 2008.

YAR, Majid. The rhetorics and myths of anti-piracy campaigns: criminalization, moral medadody and capitalist property relations in the classroom. London: Keele University, 2008.

Publicado

16/12/15