Reflexões sobre a tradição discursiva no atual panorama de pesquisa e historiografia do Cinema Novo

Autores/as

  • Juliano Rodrigues Pimentel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Historiografia, Cinema Novo brasileiro, Existencialismo, Tradição discursiva.

Resumen

Este estudo pretende realizar uma reflexão sobre a tradição discursiva na historiografia do Cinema Novo brasileiro. Busca-se averiguar e relatar as considerações que surgem ao se colocar lado a lado uma reflexão teórica sobre o lugar da tradição discursiva no campo da historiografia e de outro o atual panorama de pesquisa em Cinema Novo produzida pelos corpos discentes dos Programas de Pós-Graduação de cinco universidades federais brasileiras a partir de uma análise quantitativa bibliométrica. A fundamentação teórica que guia o estudo passa por autores dos Estudos Culturais (Giddens, Hall), perspectivas críticas dos discursos históricos (Derrida, Ferro, Murphey, Iggers), e saberes da ciência da informação (Caregnato & Mutti, Araújo, Stumpf & Branco, Yu & Ding). A justificativa encontrada foi a ausência de uma revisão dos dados sobre pesquisa em Cinema Novo em teses e dissertações no atual estado da arte. As conclusões do estudo apontam para uma hegemonia referencial e uma tradição discursiva sobre o tema. Esta afirmação se organiza ao redor de quatro autores encontrados, sendo estes referenciados numa proporção muito maior do que as demais fontes historiográficas.

Biografía del autor/a

Juliano Rodrigues Pimentel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Roteirista graduado Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa em Teoria do Cinema e da Imagem. Doutorando da UFRGS em em Comunicação e Informação com pesquisa em História do Cinema Brasileiro, ética e estética.

Publicado

17/12/15