AS ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO E AS FORMAS DE DESINFORMAÇÃO NAS MENSAGENS DE JAIR BOLSONARO NO TWITTER DURANTE O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018

Autores/as

Palabras clave:

Análise de Redes Sociais, Argumentação, Desinformação, Esfera Pública

Resumen

Este artigo tem o objetivo de explorar as estratégias argumentativas utilizadas por Jair Bolsonaro no seu Twitter, além de identificar como suas mensagens podem ter contribuído para campanhas de desinformação. Neste sentido, a discussão teórica se dá no âmbito da esfera pública, desinformação e mídias sociais. Utilizam-se métodos mistos para a análise, com base na Análise de Redes Sociais e Análise de Conteúdo. Os principais resultados são a identificação do uso da argumentação por meio do antimodelo associado à esquerda como argumento principal em suas mensagens, além do engajamento do político em campanhas de desinformação, tendo a imprensa como principal foco.

Biografía del autor/a

Felipe Bonow Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação

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Publicado

07/10/20