UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE MEDIAÇÕES CULTURAIS EM ELEITORAS DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2018 NO BRASIL

Autores/as

  • Priscila Kalinke UEMG
  • Gabriela Ribeiro Amorin

Resumen

Esta pesquisa tem por finalidade analisar os processos de mediações culturais por meio do estudo desta teoria e análise de uma pesquisa qualitativa com eleitoras de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, no Brasil. O referencial teórico-metodológico pauta-se sobretudo nos estudos de mediações de Martin-Barbero e Orozco. Para a coleta de dados foram realizados grupos focais e/ou entrevista com um total de 10 mulheres a fim de compreender as categorias criadas para análise. Foi possível identificar diferenças substanciais quanto às mediações referencial e institucional entre os dois grupos de eleitoras.

Biografía del autor/a

Priscila Kalinke, UEMG

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: prikalinke@yahoo.com.br

Gabriela Ribeiro Amorin

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestranda em Comunicação e Meios da Universidad Nacional de Colombia. E-mail: gabyramorin5@hotmail.com.

Citas

BBC. Eleições 2018: novas ferramentas contra fake news são impossíveis a uma semana da votação, diz WhatsApp. Globo.com. 19 ou. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/19/eleicoes-2018-novas-ferramentas-contra-fake-news-sao-impossiveis-a-uma-semana-da-votacao-diz-whatsapp.ghtml. Acesso em 29 out. 2018.

CABALLERO, Miguel. Ibope: 85% acham que ‘fake news’ influenciam eleição. O Globo. 11 set. 2018. Disponível em https://oglobo.globo.com/brasil/ibope-85-acham-que-fake-news-influenciam-eleicao-23057231. Acesso em 29 out. 2018.

FRANCO, Thiago; TEMER, Ana Carolina Pessoa. Olhares latinos sobre teorias da comunicação, mediações e tecnologias. Espacios. Vol. 35 .Nº 11, 2014. Disponível em http://www.revistaespacios.com/a14v35n11/14351114.html. Acesso em 30 out. 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

MELLO, Patrícia Campos. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp. Folha de S. Paulo. 18 out. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml. Acesso em 29 out. 2018.

OROZCO GOMES. Guilhermo. O telespectador frente à televisão: uma exploração do processo de recepção televisiva. In: Communicare, n. 5.1, jun 2005. São Paulo: Cásper Líbero, 2006.

_____. La investigación de las audiencias "viejas y nuevas". Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. Ano 7, n.13, São Paulo: ALAIC, 2010. Disponível em https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/365/201. Acesso em 30 out. 2018.

SHALDERS, André. Eleições 2018: Que candidato a presidente 'bateu' e 'apanhou' mais nas redes sociais? BBC News Brasil. 25 set. 2018. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45634352. Acesso em 29 out. 2018.

ZIKMUND, William G.; BABIN, Barry J. Princípios de Pesquisa de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Publicado

25/08/21