CHAMADA PARA ARTIGOS

26/06/24

CHAMADA PARA ARTIGOS

Ano 2024 - Número 36 (jan-jun)
Data limite para envio de artigos: 31 de julho de 2024
Publicação do dossiê: 31 de agosto de 2024

 

TEMA DO DOSSIÊ

Alfabetização Midiática e Comunicação: cidadania e segurança digital na Educação

Convidamos a comunidade acadêmica em Comunicação e Educação e áreas afins a enviar artigos para o número 36 da Revista Mediação, cujo dossiê temático versa sobre “Alfabetização Midiática e Comunicação: cidadania e segurança digital na Educação".

  

APRESENTAÇÃO

O século XX foi marcado pelo domínio da comunicação de massa e teve na representatividade dos seus meios uma repercussão interdisciplinar em todas as áreas do saber. Na interface entre comunicação e educação, vários conceitos se desenvolveram como media education; media literacy; educación en medios; educación para la comunicación; comunicação/educação; pedagogia da comunicação; mídia e escola; educomídia; educomunicação (Citelli, 2014).

As modernas tecnologias não são neutras, mas têm transformado as nossas experiências sociais, profissionais, culturais, econômicas, políticas, produtivas e o modo como nos relacionamos com o meio ambiente. Estamos indistintamente imersos em outros sentidos de relações sociais ampliadas vertiginosamente pelas tecnologias digitais. Por isso, é essencial apreciar as dimensões do que fora gestado no último século e nas últimas décadas, de caráter científico-tecnológico, filosófico, cultural, econômico e ambiental para que as mudanças sejam analisadas profundamente no processo de alfabetização midiática. Nesse sentido, a escola tem um importante papel nessa formação que visa acompanhar e preparar uma sociedade mais crítica do seu meio e de outros espaços conectados com a sua realidade.

Indiscutivelmente, estamos vivendo em uma era de explosão de informações. Diante desse cenário, torna-se crucial a discussão sobre a implementação curricular da alfabetização midiática nas escolas, proporcionando aos alunos habilidades para selecionar de forma responsável, ética e útil os materiais disponíveis. Essa abordagem visa ensinar a avaliar a veracidade das informações, a confiabilidade das fontes e os impactos que o compartilhamento sem um senso crítico adequado pode causar à sociedade. Através desse tipo de educação midiática, é possível reduzir os riscos de disseminação do discurso de ódio, que se manifesta em formas como bullying, racismo, discriminação de gênero, entre outros.

Fake news, deep fakes e desinformação, de modo geral, desencadeiam um circuito perigoso porque os compartilhamentos, na maioria das vezes, são feitos de maneira veloz e inconsciente, sem as devidas checagens e viés crítico.

Nesse contexto, é necessário resgatar permanentemente as ideias de Educomunicação (Soares, 2011) como “educação para comunicação”, referente à leitura crítica dos meios; “mediações tecnológicas na educação”, considerando os mediadores técnicos ou tecnológicos dos ambientes escolares como televisão, rádio, computador, etc...; “gestão comunicativa”, os mecanismos de gestão diante de um novo quadro sociotécnico; e “reflexão epistemológica”, o modo de pensar a própria interface em bases teóricas com metalinguagem e metodologias de pesquisa (Soares, 2011).

Toda interpretação é caracterizada por uma posição, visão e concepções prévias que precisam ser explicitadas por um objeto. Há também um discurso que se pronuncia na linguagem para discutir um mundo circundante, no qual se fala sobre, de e para, marcando assim uma temporalidade (Heidegger, 2000).

Assim, o avanço das formas e das técnicas de comunicação mais a experiência dos nativos digitais conferem urgência da alfabetização midiática para uma cidadania digital. Essa construção parece fazer sentido, se houver novamente a inter-relação entre comunicação e educação em uma forma atual de intercâmbio das Áreas.

Sugestão de tópicos a serem abordados:

  • Alfabetização midiática
  • Cidadania e Segurança Digital
  • Comunicação, Educação e Ética
  • Comunicação e Mediação na Educação
  • Desinformação
  • Educação na Mídia
  • Educomunicação
  • Formação docente e Comunicação
  • Inclusão Digital na Educação Básica
  • Inteligência Artificial na Educação
  • Mídias e Educação
  • Modelos tradicionais e híbridos de Educação
  • Tecnologias na Educação

Editores convidados

Sônia Jaconi (IEA/USP) e Rodrigo Gabrioti (Athon e CEUNSP)

Referências

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CITELLI, A. Comunicação e Educação. In: CITELLI, A.; BERGER, C.; BACCEGA, M.A.; LOPES, M.I.V. DE.; FRANÇA, V.V. Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2000.

IHDE, D. Tecnologia e mundo da vida: do jardim à terra. UFFS, 2017.

MENEZES, L.C.; JACONI, S.; GOUVÊA, T. O futuro da Educação Básica e seus desafios. In: Almeida Filho, N. et al. Universidade e Educação Básica: Ensaios Bosianos. São Paulo: IEA-USP, 2024.

SOARES, Ismar de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. Contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.