O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO, OS MEDIA E OPRAH WINFREY: QUE RELAÇÃO?

Auteurs-es

  • Marta Margarida Santos Dionísio de Azevedo

Mots-clés :

Media. Conceito de representação. Oprah Winfrey. Talk show. Imagem televisiva.

Résumé

O objetivo com este ensaio é analisar a evolução diacrónica do conceito de representação e suas diversas áreas de influência, mais concretamente nos media. Nessa abordagem foram contempladas as questões sociais e culturais a ela inerentes, assim como os produtos televisivos em análise. Com essa contextualização delineia-se um conceito de representação específico, aliado a uma personagem televisiva que faz parte do quotidiano da sociedade americana e, também, mundial. Trata-se de Oprah Winfrey e, consequentemente, do seu talk show, The Oprah Winfrey Show. Pretendese demonstrar as várias facetas do conceito de representação, assim como sua aplicação prática a produtos televisivos como marcos de uma cultura sempre em mutação – Oprah Winfrey como um ícone cultural, comunicativo e sociológico.

Biographie de l'auteur-e

Marta Margarida Santos Dionísio de Azevedo

Assistente do 2º Triénio do Instituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal.

Téléchargements

Publié-e

30/06/11