DE EPIDEMIA A FÉ

A CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO POR MEIO DAS CAMPANHAS DE MARKETING DO CORINTHIANS

Autores

Palavras-chave:

Comunicação institucional, engajamento, Corinthians

Resumo

Com o futebol transformado em elemento mercadológico, e o surgimento de um novo consumidor, os clubes tem buscado novas fontes de renda, que fujam das tradicionais bilheteria e venda de jogadores, procurando manter o torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis, despertando assim o interesse dos investidores e dos patrocinadores. Dessa forma, o presente artigo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano em suas grandes campanhas de marketing. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, possibilitando a participação e permitindo ao corinthiano desempenhar um papel ativo na criação de uma experiência única.

Biografia do Autor

Núbia Maria Silva Azevedo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Comunicação (Unesp). Jornalista (UFOP). MBA em Jornalismo Esportivo pela Faculdade Estácio. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor) e do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF).

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Orientadora do trabalho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Linguística Aplicada (UFMG) com estágio de pós-doutoramento na Universidade de Navarra, Espanha. Diretora Científica da Intercom, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor).

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Publicado

25/08/21