Alfabetização científica, tecnológica ou científicotecnológica?

Autores/as

  • Irlen Antônio Gonçalves

Palabras clave:

alfabetização, científico-tecnológica, ensino, educação

Resumen

O presente artigo objetiva problematizar o debate sobre a importância da alfabetização científica, tecnológica e/ou científico-tecnológica, presente na atual discussão da área. A defesa de uma alfabetização nesses campos se faz mediante a argumentação de que a apropriação de tais conhecimentos amplia/amplifica a capacidade humana de interagir na sua realidade. Essa nova proposta de interação, sob a mediação dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, deverá se efetuar na busca de uma nova prática de ensino e aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos comprometidos com a transformação dessa realidade, para melhor.

Biografía del autor/a

Irlen Antônio Gonçalves

O presente artigo objetiva problematizar o debate sobre a importância da alfabetização científica, tecnológica e/ou científico-tecnológica, presente na atual discussão da área. A defesa de uma  alfabetização nesses campos se faz mediante a argumentação de que a apropriação de tais  conhecimentos amplia/amplifica a capacidade humana de interagir na sua realidade. Essa nova proposta de interação, sob a mediação dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, deverá se efetuar na busca de uma nova prática de ensino e aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos comprometidos com a transformação dessa realidade, para melhor.

Publicado

22/12/22

Número

Sección

Artigos