Alfabetização científica, tecnológica ou científicotecnológica?

Auteurs-es

  • Irlen Antônio Gonçalves

Mots-clés :

alfabetização, científico-tecnológica, ensino, educação

Résumé

O presente artigo objetiva problematizar o debate sobre a importância da alfabetização científica, tecnológica e/ou científico-tecnológica, presente na atual discussão da área. A defesa de uma alfabetização nesses campos se faz mediante a argumentação de que a apropriação de tais conhecimentos amplia/amplifica a capacidade humana de interagir na sua realidade. Essa nova proposta de interação, sob a mediação dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, deverá se efetuar na busca de uma nova prática de ensino e aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos comprometidos com a transformação dessa realidade, para melhor.

Biographie de l'auteur-e

Irlen Antônio Gonçalves

O presente artigo objetiva problematizar o debate sobre a importância da alfabetização científica, tecnológica e/ou científico-tecnológica, presente na atual discussão da área. A defesa de uma  alfabetização nesses campos se faz mediante a argumentação de que a apropriação de tais  conhecimentos amplia/amplifica a capacidade humana de interagir na sua realidade. Essa nova proposta de interação, sob a mediação dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, deverá se efetuar na busca de uma nova prática de ensino e aprendizagem, com vistas à formação de sujeitos comprometidos com a transformação dessa realidade, para melhor.

Téléchargements

Publié-e

22/12/22

Numéro

Rubrique

Artigos