ANÁLISE MULTI-CASOS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Lílian Barros Pereira Campos Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira
  • Roger Júnio Campos Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1100

Palavras-chave:

inovação, dimensões da inovação, gestão da inovação, microempresa, competitividade

Resumo

As empresas de pequeno porte, empregadoras de até 99 funcionários, têm relevante papel na economia brasileira por serem significativas em quantidade e em geração de empregos. Diante deste cenário, justifica-se o estudo de práticas da gestão da inovação nessas empresas que precisam desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. Para elucidar esta questão, lançou-se mão da revisão da literatura sobre práticas e dimensões da gestão da inovação. Foi necessário também aprofundar a abordagem do tema verificando quais dificuldades e alternativas para as empresas de pequeno porte quando o assunto é gestão da inovação. Para levantar dados diretos do fenômeno analisado, foi feito um estudo multi-casos em três microempresas. Os resultados confirmam que inovar não tem sido uma prioridade para essas empresas uma vez que seus líderes estão envolvidos na solução de questões básicas de gestão tais como organização, planejamento e produção. O estudo reforçou também o que a literatura diz sobre a gestão da inovação em empresas de pequeno porte nas quais, via de regra, os processos são conduzidos de maneira não sistemática e informal. Foi identificado que o acesso a recursos de incentivo à inovação é uma das principais dificuldades da gestão da inovação em empresas de pequeno porte. Os aspectos relacionados a pessoas dedicadas à inovação, estruturação de processos de levantamento e avaliação de novas ideias e estrutura dedicada à inovação também são apontados como críticos para os casos estudados.

Biografia do Autor

Lílian Barros Pereira Campos, Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Tem experiência na área de Gestão da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo tecnológico, desenvolvimento local e geração de spin-offs. É docente em nível de graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Teoria das Organizações, Administração Estratégica e Marketing. Atua como consultora nas áreas de Gerenciamento para Resultados e Gestão da Inovação e é docente da Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira na área Inovação.

Roger Júnio Campos, Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica pela UFMG e professor da Universidade Federal de Itajubá / Campus Itabira. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Análise e previsão de séries temporais, identificação de sistemas e automação de processos industriais. Experiência em indústria de celulose, Cenibra, trabalhando com projetos na área de engenharia envolvendo elétrica, automação e instrumentação do processo em questão.

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Publicado

19/05/13

Edição

Seção

Artigos