MULHER NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DA REPOSTER SKOL

Autores

  • Nádia Selene Albino França Pós-graduanda na PUC-MG https://orcid.org/0000-0001-7019-8524
  • Juliana Maria Magalhães Christino Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016.
  • Frederico Leocádio Ferreira Doutorando em Administração - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação http://orcid.org/0000-0002-1038-9940

Palavras-chave:

Skol, Cerveja, Gênero, Publicidade

Resumo

Este artigo busca discutir a representação feminina dentro de campanhas publicitárias, especificamente no mercado da cerveja. Dentro dessa vertente crescente de discussão, busca-se entender as influências dos discursos feministas e as mudanças sociais no posicionamento da marca Skol, evidenciadas a partir de sua campanha Reposter. Com base no levantamento bibliográfico, foi possível apreender o contexto histórico da construção social da mulher, bem como seu papel em diversas esferas da mídia. Como forma de melhor compreender e analisar a construção do vídeo e o contexto histórico por trás do discurso apresentado, foi utilizada a Semiótica de Peirce, para estudo dos signos presentes da campanha. Como suporte, foi empregada a Análise de Discurso, com o objetivo de assimilar com maior profundidade os significados por trás do dito e não dito, ancorados em uma construção sócio-histórica.

Biografia do Autor

Nádia Selene Albino França, Pós-graduanda na PUC-MG

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em agosto de 2019, cursando Pós-Gradução Lato Sensu em Gestão Financeira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com conclusão em junho de 2021. Trainee de IARCS (Internal Audit, Risk and Compliance Services) na KPMG Brasil desde março de 2020, desenvolvendo trabalhos de auditoria, consultoria e investigação. Estagiária Conta Digital no Banco Inter de julho de 2017 a junho de 2018, promovida para Assistente Conta Digital em julho de 2018, onde ficou até setembro de 2019. Certificado de Cross Cultural Business Communication pela VanWest College (2019), em Vancouver, com foco em Cross Cultural Communication, Business Correspondence e Workplace Preparation.

Juliana Maria Magalhães Christino, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG desde 2016. Possui graduação em Administração pela PUC-MG (1999), especialista em Marketing pela FGV (2001), mestrado em Administração pela FEAD (2004) e doutorado em Administração pela UFMG (2012). Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Academicamente, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Social, Aceitação e Adoção de novas Tecnologias.

Frederico Leocádio Ferreira, Doutorando em Administração - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Mestre em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Linha: Estratégia, Marketing e Inovação. Graduado no curso Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Bambuí. Membro do Núcleo de ensino e pesquisa em mercadologia e estratégia em operações - NUME, membro do Neurofaces e coordenador do Grupo de estudos Faces da inovação (mar/2018 a dez/2018). Atua na área de: Práticas de consumo, comportamento do consumidor, estudos de gênero, consumo LGBT, estratégia comportamental, Mindset de crescimento, aprendizado organizacional, empreendedorismo. Membro titular do colegiado do curso superior em Administração do Instituto Federal de Minas Gerais de jul/2015 a jun/2016, membro do colegiado da pós-graduação em Administração do CEPEAD/UFMG - mar/2018 até março/2019.

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Publicado

19/11/21

Edição

Seção

Caso de Ensino