ESTILOS E PAPÉIS DE LIDERANÇA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DE MODA

Autores

Resumo

Objetivo: identificar evidências de estilos e papéis de liderança na atuação de líderes de equipes de design de moda; Metodologia: qualitativa com estratégia de estudo de caso em um Grupo de moda de Santa Catarina. Dados foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas e observação participante com 36 colaboradores de 6 equipes de design de moda; Resultados: as evidências identificadas demonstram que líderes podem utilizar mais de um estilo ou papel de liderança na condução/execução das atividades laborais de suas equipes. Observou-se que determinados papéis e estilos podem ser aplicados a situações específicas ou combinados ao mesmo tempo, não sendo possível afirmar que um líder se utiliza exclusivamente de um estilo ou papel de liderança; Contribuições: enfatizou-se que há relação entre os papéis e estilos de liderança; foram apontadas evidências sobre esses estilos e papéis; demonstrou-se a possibilidade de se pensar e estruturar o desenvolvimento de liderança de forma coletiva; e propõe-se uma melhor compreensão das características comportamentais de líderes, possibilitando o desenvolvimento de papéis deficientes e a formação daqueles considerados ausentes e necessários para aprimorar seu desempenho.

Biografia do Autor

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora na Escola de Negócios, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Universidade Federal de Pelotas e professora convidada no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande

Joel Souza Dutra, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA.

Downloads

Publicado

24/10/22