ESTILOS E PAPÉIS DE LIDERANÇA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DE MODA
Resumo
Objetivo: identificar evidências de estilos e papéis de liderança na atuação de líderes de equipes de design de moda; Metodologia: qualitativa com estratégia de estudo de caso em um Grupo de moda de Santa Catarina. Dados foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas e observação participante com 36 colaboradores de 6 equipes de design de moda; Resultados: as evidências identificadas demonstram que líderes podem utilizar mais de um estilo ou papel de liderança na condução/execução das atividades laborais de suas equipes. Observou-se que determinados papéis e estilos podem ser aplicados a situações específicas ou combinados ao mesmo tempo, não sendo possível afirmar que um líder se utiliza exclusivamente de um estilo ou papel de liderança; Contribuições: enfatizou-se que há relação entre os papéis e estilos de liderança; foram apontadas evidências sobre esses estilos e papéis; demonstrou-se a possibilidade de se pensar e estruturar o desenvolvimento de liderança de forma coletiva; e propõe-se uma melhor compreensão das características comportamentais de líderes, possibilitando o desenvolvimento de papéis deficientes e a formação daqueles considerados ausentes e necessários para aprimorar seu desempenho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.