REDES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO SISTEMA UAB EM MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1700Mots-clés :
Redes interorganizacionais, Análise estrutural, Educação a Distância, Sistema UAB, Minas Gerais.Résumé
O objetivo deste artigo é analisar a estrutura do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no estado de Minas Gerais, identificando a densidade da rede e as instituições públicas de ensino superior que ocupam posições de maior centralidade no que tange a democratização do acesso ao ensino superior. Como procedimento metodológico foi realizado um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo e quantitativo, a partir de uma pesquisa documental realizada no portal UAB/CAPES, seguida pela elaboração de uma sociomatriz, formada pelas interações entre as instituições de ensino e municípios-polo, por meio dos softwares UCINET® e NETDRAW®. Dentre os principais resultados, identificaram-se baixa densidade da rede em Minas Gerais e alto grau de centralidade em torno de três instituições de ensino superior (IES): Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João Del-Rei e Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo possível avaliar o envolvimento das IES participantes do sistema UAB quanto à democratização do acesso à educação superior na rede de municípios-polo, assim como a baixa interação na rede.
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