ENSINO REMOTO: ANÁLISE A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU
Resumo
Este artigo tem foco no cenário educacional modificado drasticamente devido à crise sanitária oriunda do vírus COVID-19 e nas reflexões sob as percepções dos profissionais da educação básica, de escolas públicas e privadas, que passaram de trabalho presencial para ensino remoto, adotando o teletrabalho. A pesquisa, do tipo descritiva, utiliza técnicas de abordagem quantitativa, de amostragem não-probabilística, possibilitado por meio de um questionário veiculado no Google forms e análise qualitativa da questão interpretativa de imagem que remete ao modelo de ensino com utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Os resultados apontaram percepções variadas, desde pessimistas, até otimistas, analisadas sob estudos relacionados a questões específicas do teletrabalho; sob informações da caracterização da amostra da pesquisa e, à luz das teorias de Pierre Bourdieu sobre campo (THIRY-CHERQUES, 2006), capital cultural e social (PEREIRA, 2015) e desigualdades sociais (BOURDIEU, 2003). As análises realizadas evidenciam discrepância entre escolas privadas e públicas e, por possuir limitações, utilizando apenas o Estado de Minas Gerais como locus, propõe-se que estudos semelhantes sejam realizados em outros Estados brasileiros, para que os resultados possam ser ampliados, comparados e atualizados.
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