ENSINO REMOTO: ANÁLISE A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Ana Carolina Ribeiro Sandroni Santos Universidade Vale do Rio Verde
  • Antônio dos Santos Silva Universidade Vale do Rio Verde - UninCor http://orcid.org/0000-0002-2754-5946
  • Cristiane Taise Bonfim Picinato Universidade Vale do Rio Verde - UninCor

Resumo

Este artigo tem foco no cenário educacional modificado drasticamente devido à crise sanitária oriunda do vírus COVID-19 e nas reflexões sob as percepções dos profissionais da educação básica, de escolas públicas e privadas, que passaram de trabalho presencial para ensino remoto, adotando o teletrabalho. A pesquisa, do tipo descritiva, utiliza técnicas de abordagem quantitativa, de amostragem não-probabilística, possibilitado por meio de um questionário veiculado no Google forms e análise qualitativa da questão interpretativa de imagem que remete ao modelo de ensino com utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Os resultados apontaram percepções variadas, desde pessimistas, até otimistas, analisadas sob estudos relacionados a questões específicas do teletrabalho; sob informações da caracterização da amostra da pesquisa e, à luz das teorias de Pierre Bourdieu sobre campo (THIRY-CHERQUES, 2006), capital cultural e social (PEREIRA, 2015) e desigualdades sociais (BOURDIEU, 2003). As análises realizadas evidenciam discrepância entre escolas privadas e públicas e, por possuir limitações, utilizando apenas o Estado de Minas Gerais como locus, propõe-se que estudos semelhantes sejam realizados em outros Estados brasileiros, para que os resultados possam ser ampliados, comparados e atualizados.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Silva, Universidade Vale do Rio Verde - UninCor

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Membro e pesquisador do NERHURT (Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho) do Programa de Pós-graduação da PUC Minas. Mestre em Administração pela FEAD (2009) - foco em Empreendedorismo. Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), área de concentração: Finanças empresariais. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Estuda a sociologia weberiana aplicada em gestão de organizações. Atualmente é coordenador adjunto do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Unincor e professor permanente, onde leciona disciplinas relacionadas à gestão escolar com foco em qualidade e inovação do ensino. Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino da Unincor. Temas de interesse: Empreendedorismo, Empreendedorismo social e desenvolvimento local, Gestão estratégica de Pessoas, Liderança, Max Weber, Estratégia empresarial, Gestão participativa, Gestão e inovação educacional.

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Publicado

19/11/21