Uso da Tecnologia da Informação como uma Ferramenta de Auxílio no Ensino-aprendizagem
Abstract
A utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação tem proporcionado aos alunos novas formas de aprender no processo de ensino. O presente tema foi escolhido para verificar se o uso dessas ferramentas pode influenciar e ajudar no aprendizado na educação infantil, tornando a sala um ambiente mais lúdico que faça com que o aluno possa manusear esses recursos desde as séries iniciais. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário para professoras que atuam na 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental I, em uma instituição de ensino na cidade de Belo Horizonte. Pela análise de dados foi concluído que os professores devem estar dispostos a conhecerem e a se manterem atualizados em relação às diversas tecnologias, já que estas são imprescindíveis nos dias atuais.References
ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da
Educação, 2000.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo. Cortez: autores associados, 1998.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a
incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba:
Gráfica Expoente, 1999.
KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade. In: Ensinar a Ensinar. São Paulo,
Pioneira, 2001.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias O novo ritmo da informação. Campinas, SP.
Editora: Papirus, 2007.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo, EPU, 1986
MENDONÇA, Fernando Wolff. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá, PR:
UNICESUMAR, 2013.
MORAN, J.M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In:
ROMANOWSKI et al. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade,
mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 245-254.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. NBC University
Press, v. 9, n. 5, oct. 2001.
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na
educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
TAKAHASHI, Tadao. (org.) Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília:
Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
VALENTE, J. A. Formação de Profissionais na Área de Informática em Educação, in
Valente, J. A. (org), Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas,
SP, Gráfica Central da Unicamp, 1993.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins
Fontes, 2001.