Uso da Tecnologia da Informação como uma Ferramenta de Auxílio no Ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Lucas Gonçalves Rodrigues
  • Humberto Fernandes Villela

Resumen

A utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação tem proporcionado aos alunos novas formas de aprender no processo de ensino. O presente tema foi escolhido para verificar se o uso dessas ferramentas pode influenciar e ajudar no aprendizado na educação infantil, tornando a sala um ambiente mais lúdico que faça com que o aluno possa manusear esses recursos desde as séries iniciais. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário para professoras que atuam na 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental I, em uma instituição de ensino na cidade de Belo Horizonte. Pela análise de dados foi concluído que os professores devem estar dispostos a conhecerem e a se manterem atualizados em relação às diversas tecnologias, já que estas são imprescindíveis nos dias atuais.

Citas

ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da

Educação, 2000.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo. Cortez: autores associados, 1998.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a

incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba:

Gráfica Expoente, 1999.

KENSKI, V. M. O papel do professor na sociedade. In: Ensinar a Ensinar. São Paulo,

Pioneira, 2001.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias O novo ritmo da informação. Campinas, SP.

Editora: Papirus, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São

Paulo, EPU, 1986

MENDONÇA, Fernando Wolff. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá, PR:

UNICESUMAR, 2013.

MORAN, J.M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. In:

ROMANOWSKI et al. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade,

mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 245-254.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. NBC University

Press, v. 9, n. 5, oct. 2001.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na

educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

TAKAHASHI, Tadao. (org.) Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília:

Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VALENTE, J. A. Formação de Profissionais na Área de Informática em Educação, in

Valente, J. A. (org), Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas,

SP, Gráfica Central da Unicamp, 1993.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins

Fontes, 2001.

Publicado

24/09/19

Número

Sección

Artigos Ciência da Computação e Sistemas de Informação