PAINÉIS DE PARTÍCULAS HOMOGÊNEAS FABRICADOS COM ESPÉCIES DE MANEJO DA REGIÃO DA CAATINGA DO BRASIL
Palavras-chave:
Caatinga, flexão estática, tração, arrancamento de parafusos, densidade, bending, traction, tearing of screws, bulk densityResumo
A presente proposta tem como foco a utilização das espécies de madeiras da caatinga da região nordeste do Brasil, resistentes a estiagem, para fabricação de painéis de partículas de madeira. Foram realizados procedimentos para a fabricação dos painéis homogêneos com matéria prima das espécies: Angico (Anadenanthera macrocarpa), Algaroba (Prosopis juliflora) e Jurema Preta (Mimosa tenuiflora). Foram investigadas as propriedades: densidade aparente, resistência à tração paralela e perpendicular às faces; módulo de elasticidade e de resistência na flexão estática e arrancamento de parafusos. Os ensaios foram realizados segundo as recomendações do documento normativo americano ASTM 1037:1996. Os resultados obtidos foram comparados com as propriedades dos painéis usualmente comercializados, fabricados com madeiras das espécies Pinus elliottii e Corymbia citriodora, obtendo-se valores altamente satisfatórios, apresentando os melhores resultados das propriedades mecânicas os painéis feitos com partículas de madeira de Jurema Preta.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem os direitos autorais dos artigos publicados reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.