ANÁLISE DO PROCESSO DE GERAÇÃO E DESTINAÇÃO DE ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO EM OBRA RESIDENCIAL NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA
Palavras-chave:
Resíduos. Entulho. Reutilização. Construção.Resumo
Os resíduos originados na indústria da construção civil vêm crescendo consideravelmente em todo mundo, na cidade de São Luís capital do Maranhão, não é diferente. Essa situação retrata uma problemática muito grave no setor de construção civil, as autoridades que fiscalizam a população e principalmente ao meio ambiente. Acontece que esses resíduos presentes nas obras podem ser reutilizados até mesmo na obra na substituição de algum material e também reciclados por empresas especializadas que contribuem para a conservação do meio ambiente, porem a inexistência de transbordo e triagem na capital identifica a incapacidade de tratamento e distinção desses materiais. Assim, no presente estudo foi analisado as retiradas de entulho da construção da obra Brasil II durante 10 meses, entre janeiro a outubro do ano de 2018 na cidade de São Luís, onde ficou constatado que apenas 2 meses teve grandes retiradas. Dessa forma, o objetivo é analisar processos de destinação desses entulhos e propor medidas de gestão para a reutilização dos mesmos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem os direitos autorais dos artigos publicados reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.