A sabedoria ancestral feminina e seus usos nos dias atuais
Resumo
O presente trabalho trata sobre a sabedoria feminina acerca dos usos das plantas, e tenta entender quais são os vegetais mais utilizados e para quais motivos a partir da pressuposição que ocorre perpetuação destes saberes através das gerações de mulheres. Foi realizada uma análise histórica sobre o papel da mulher no ‘’cuidar’’, descrever como o autocuidado pode unir mulheres, resgatar sabedorias ancestrais, curar de forma física e emocional, e ainda, entender como as plantas e rituais podem auxiliar nesta empreitada. A metodologia empregada foi revisão de literatura científica e pesquisa de campo por meio de questionário semiestruturado. As respondentes da pesquisa de campo direcionada a mulheres sem amostragem probabilística, mas com critério de acessibilidade por meio de um formulário online. Os resultados foram agrupados em como mulheres que utilizaram técnicas de autocuidado foram citadas e os resultados apontados; e, em segundo momento, analisar técnicas relacionadas à cultura ou regionalidade brasileira. Na pesquisa de campo foram envolvidas 65 mulheres, as quais são jovens, urbanas, usuárias de plantas para tratamentos de saúde e beleza, majoritariamente. A conclusão permite inferir que usuárias de tratamentos naturais possuem rotina de autocuidado e respeito à natureza, perfil agregador e compartilham ensinamentos sobre a natureza.
Palavras chave: Autocuidado, Mulheres, Ervas, Sabedoria feminina, Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.