O O uso do resveratrol no tratamento de envelhecimento cutâneo
Resumo
Sob o ponto de vista da estética, o uso do resveratrol apresenta diversas finalidades de tratamento, dentre elas o de combate ao envelhecimento cutâneo. É fundamental que os profissionais tenham um conhecimento aprofundado de suas ações e formas de apresentação, e suas associações a outros ativos, que facilitem sua absorção e potencializem a sua capacidade de obtenção de resultados. O resveratrol tem propriedades antioxidantes, protegendo contra a ação dos radicais livres, tem ação anti-inflamatória, é desintoxicante, e estimula a síntese de colágeno auxiliando na prevenção e combate aos sinais de envelhecimento cutâneo. O estudo realizado teve como propósito analisar os resultados obtidos com uso do resveratrol na prevenção do envelhecimento cutâneo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática em livros e periódicos. A partir da revisão realizada pode-se verificar que o resveratrol, seja ele ingerido ou aplicado através de algum mecanismo tópico, pode ser utilizado de forma satisfatória no combate ao envelhecimento cutâneo, pela sua capacidade de combater efeitos nocivos dos radicais livres que cumprem papel determinante no envelhecimento cutâneo, o que instiga novos estudos de campo.
Palavras-chave: Resveratrol; envelhecimento cutâneo; tratamento; tecido; antioxidante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.