ESTUDO DAS ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS EM FIBROBLASTOS SENESCENTES NA PELE COM MELASMA
Abstract
O melasma é uma discromia hiperpigmentar multifatorial na qual o indivíduo, principalmente mulher em idade fértil, pode adquirir ao longo da vida. As manchas acastanhadas se encontram principalmente na pele do rosto. O melasma apresenta uma série de alterações sucessivas na epiderme, na membrana basal e na derme superior, das quais ainda não se tem plena compreensão. Desse modo, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão integrativa da literatura que engloba as alterações morfofuncionais dos fibroblastos senescentes na pele com melasma, seus elementos desencadeantes, como a radiação ultravioleta, e suas repercussões. As pesquisas de artigos foram feitas em bases de dados como o PubMed, BVS e Science Direct utilizando os descritores “melasma, fibroblast, senescent e senescence”, onde foram selecionados aqueles com aderência à pesquisa. Verificou-se, nos 10 artigos selecionados, que os fibroblastos senescentes induzem alterações morfológicas, gênicas, na liberação de fatores melanogênicos e redução da atividade mitótica. Consequentemente, há redução da síntese de colágeno e hiperpigmentação da pele com melasma. Sendo assim, o fibroblasto senescente em pele com melasma tem importante papel pigmentar e influencia na qualidade da pele. A melhor compreensão da fisiopatologia permitirá o desenvolvimento de novos estudos para o tratamento da pele com melasma.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.