ESTUDO DAS PRINCIPAIS MEDIDAS PARA EVITAR INTERCORRÊNCIAS COM PREENCHIMENTO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NO NARIZ
Abstract
Desde a antiguidade, há uma preocupação recorrente do homem com a aparência física que busca através de tratamentos invasivos e não invasivos, o bem-estar visual. A rinoplastia não cirúrgica, ou rinomodelação com ácido hialurônico, consiste na aplicação desse ácido com finalidade de promover correções no dorso nasal ou em sua extremidade. Por oferecer riscos reduzidos comparados a uma cirurgia, e obter-se resultados satisfatórios, a rinomodelação tornou-se uma boa opção para os pacientes. Os efeitos adversos passíveis de acontecer em decorrência desse procedimento são diversos, sendo eles iniciais ou tardios. As iniciais podem incluir dor, equimose, eritema, hematomas, sangramento, infarto vascular, necrose dos tecidos moles, infecção, hipersensibilidade. Enquanto as tardias, podem ser reações inflamatórias como granulomas, nódulos, despigmentação e deslocamento de preenchimento. Neste sentido, o objetivo geral desta investigação consiste, através de uma revisão de literatura abrangente e acessível, compilar dados e apontar medidas para evitar intercorrências decorrentes de preenchimento de nariz com ácido hialurônico. Para isso foi realizada uma revisão de literatura, a fim de fazer inferências a partir destas, avaliar melhores indicações e protocolos. Para tal análise foi realizada uma busca nos principais bancos de dados: PubMed e google acadêmico. Diante dos achados deste estudo, torna-se claro a importância das medidas para evitar as intercorrências no preenchimento de nariz com ácido hialurônico: conhecimento de anatomia nasal, escolha do preenchedor adequado, boas técnicas, reconhecer problemas rapidamente (aplicar hialuronidase em tempo hábil), investigar histórico do paciente, aspiração prévia à injeção do preenchedor, boa assepsia, usar cânula à agulha, atualização constante e comunicação direta com o paciente. Confirma-se, a necessidade da atualização permanente dos profissionais para minimizar as complicações decorrentes desses procedimentos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.