EVIDENCES OF A MENTAL HEALTH CRISIS IN BRAZILIAN POSTGRADUATE PROGRAMS
Palavras-chave:
Saúde mental, Programas de pós-graduação, DASS21Resumo
O tema saúde mental na pós-graduação stricto sensu tem chamado atenção e despertado o interesse entre pesquisadores. Apesar de estudos revelarem que a saúde mental do estudante pode ser afetada por práticas comuns em alguns programas, este artigo tenta avançar na discussão objetivando identificar a prevalência de estresse, depressão e ansiedade entre estudantes e egressos de programas de pós-graduação brasileiros e suas associações com características sociodemográficas, comportamentais e de relacionamento interpessoal. No intuito de colmatar lacunas na compreensão desse tema, o instrumento clínico DASS21 foi aplicado por meio de um survey virtual numa amostra de 332 mestrandos e doutorandos brasileiros. Os resultados indicaram que 25,6% desses discentes têm algum grau de estresse, 30,8% de depressão e 43,4% de ansiedade, sendo essa prevalência comum tanto em homens quanto mulheres. Relacionamento com os orientadores, processo de qualificação, incertezas financeiras e demandas geradas pelas disciplinas são aspectos que impactam nas condições emocionais. Este estudo contribui ao revelar que tanto discentes que não apresentam nenhum tipo de transtorno mental quanto os que apresentam - antes de ingressar na pós-graduação - podem sofrer com distúrbios ao vivenciarem experiências negativas durante o curso, a ponto de gerar uma crise de saúde mental no meio acadêmico.
Referências
Alwhaibi, M.; Alotaibi, A. M.; Alsaadi, B (2023). Perceived Stress among Healthcare Students and Its Association with Anxiety and Depression: A Cross-Sectional Study in Saudi Arabia. Healthcare, 11(11), 1625. https://doi.org/10.3390/healthcare11111625.
Ansley, B. M., Houchins, D. E., Varjas, K., Roach, A., Patterson, D., & Hendrick, R. (2021). The impact of an online stress intervention on burnout and teacher efficacy. Teaching and Teacher Education, 98, 103251.
Badri, P. Y., Refaeli, A. S. & Aljakoub, I. S. (2022). Effects of Stress on Physical and Psychological Health of Women in Delhi, India. Journal of Sociology, Psychology & Religious Studies, 4(2), 11–21. https://doi.org/10.53819/81018102t50121.
Balijon, M. B., Giray, C. G. B., Refuerzo, R. A. L., Enrile, S. T., & Petilos, G. P. (2023). The Use of Qualitative Case Studies of Graduate School Students: A Quantitative Analysis of their Depression Scale. International Journal of Research Publications, 138(1), 8-8.
Berry, C., Niven, J. E., & Hazell, C. M. (2021). Personal, social and relational predictors of UK postgraduate researcher mental health problems. BJPsych Open, 7(6), e205.
Biernacki, P., & Waldorf, D. (1981). Snowball sampling: Problems and techniques of chain referral sampling. Sociological methods & research, 10(2), 141-163.
Bjørndal, K. E. W., Antonsen, Y., & Jakhelln, R. (2022). Stress-coping strategies amongst newly qualified primary and lower secondary school teachers with a master’s degree in Norway. Scandinavian Journal of Educational Research, 66(7), 1253-1268.
Casselli, D. D. N., Silva, E. S. M., Figueira, G. M., Demarchi, M. E. & Souza, J. C. (2021). Comorbidade entre depressão, ansiedade e obesidade e complicações no tratamento. Research, Society and Development, 10(1), e16210111489.
Council of Graduate Schools, & The Jed Foundation. (2021). Supporting graduate student mental health and well-being: Evidence-informed recommendations for the graduate community.
Chi, T., Cheng, L., & Zhang, Z. (2023). Global prevalence and trend of anxiety among graduate students: A systematic review and meta?analysis. Brain and Behavior, 13(4), e2909.
Christensen, J. O., Nielsen, M. B., Sannes, A. C., & Gjerstad, J. (2021). Leadership style, headache, and neck pain: the moderating role of the Catechol-O-Methyltransferase (COMT) genotype. Journal of Occupational and Environmental Medicine, 63(2), 151-158.
Clark, L. A., Watson, D. Tripartite model of anxiety and depression: psychometric evidence and taxonomic implications. Journal of abnormal psychology, v. 100, n. 3, p. 316, 1991.
Curral, L., Carmona, L., Pinheiro, R., Reis, V., & Chambel, M. J. (2023). The effect of leadership style on firefighters well-being during an emergency. Fire, 6(6), 233.
Damaceno, R. J., Rossi, L., Mugnaini, R., & Mena-Chalco, J. P. (2019). The Brazilian academic genealogy: evidence of advisor–advisee relationships through quantitative analysis. Scientometrics, 119, 303-333.
Costa, S. D. M., & Paiva, K. C. M. (2023). Assédio moral: relatos e vivências de estudantes em programas de pós-graduação: moral harassmente: reports and experiences of students in post-graduation programs. Revista Visão: Gestão Organizacional, 12(1), 232–252. https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3100.
Evans, T. M., Bira, L., Gastelum, J. B., Weiss, L. T., & Vanderford, N. L. (2018). Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature biotechnology, 36(3), 282-284.
Feng, G., Xu, X., & Lei, J. (2023). Tracking perceived stress, anxiety, and depression in daily life: a double-downward spiral process. Frontiers in Psychology, 14, 1114332.
Fink, G. (2016). Eighty years of stress. Nature, 539(7628), 175-176.
Forrester, N. (2021). Mental health of graduate students sorely overlooked. Nature, 595(7865), 135-137.
Fox Tree, J. E., & Vaid, J. (2022). Why so few, still? Challenges to attracting, advancing, and keeping women faculty of color in academia. Frontiers in Sociology, 6, 792198.
Graeff, F. G. (2007). Anxiety, panic and the hypothalamic-pituitary-adrenal axis. Brazilian Journal of Psychiatry, 29, s3-s6.
Hope, V., & Henderson, M. (2014). Medical student depression, anxiety and distress outside North America: a systematic review. Medical education, 48(10), 963-979.
Kehne, J. H. (2007). The CRF1 receptor, a novel target for the treatment of depression, anxiety, and stress-related disorders. CNS & Neurological Disorders-Drug Targets (Formerly Current Drug Targets-CNS & Neurological Disorders), 6(3), 163-182.
Kehne, J. H., & Cain, C. K. (2010). Therapeutic utility of non-peptidic CRF1 receptor antagonists in anxiety, depression, and stress-related disorders: evidence from animal models. Pharmacology & therapeutics, 128(3), 460-487.
Kvarta, M. D., Bruce, H. A., Chiappelli, J., Hare, S. M., Goldwaser, E. L., Sewell, J., & Hong, L. E. (2021). Multiple dimensions of stress vs. genetic effects on depression. Translational Psychiatry, 11(1), 254.
Levecque, K., Anseel, F., De Beuckelaer, A., Van der Heyden, J., & Gisle, L. (2017). Work organization and mental health problems in PhD students. Research policy, 46(4), 868-879.
Lovibond, S. H. (1995). Manual for the depression anxiety stress scales. Psychology Foundation of Australia. Available at: https://cir.nii.ac.jp/crid/1370294643851494273
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing-: uma orientação aplicada. Bookman Editora.
Ministério da Educação. (2023). CAPES flexibiliza norma sobre acúmulo de bolsas e atividades remuneradas. Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-flexibiliza-norma-sobre-acumulo-de-bolsas-e-atividades-remuneradas.
Meier, T. B., Drevets, W. C., Teague, T. K., Wurfel, B. E., Mueller, S. C., Bodurka, J., ... & Savitz, J. (2018). Kynurenic acid is reduced in females and oral contraceptive users: Implications for depression. Brain, behavior, and immunity, 67, 59-64.
Moskow, D. M., Lipson, S. K., & Tompson, M. C. (2024). Anxiety and suicidality in the college student population. Journal of American college health, 72(3), 881-888.
Nguyen-Thi, T. T., Le, H. M., Chau, T. L., Le, H. T., Pham, T. T., Tran, N. T., ... & Nguyen, D. T. (2024). Prevalence of stress and related factors among healthcare students: a cross-sectional study in Can Tho City, Vietnam. Annali di Igiene, Medicina Preventiva e di Comunità, 36(3).
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2022). Education at a glance 2022: OECD indicators. OECD Publishing. Available at: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2022_3197152b-en
World Health Organization. (2017). Depression and other common mental disorders: Global health estimates. Available at: https://www.who.int/publications-detail-redirect/depression-global-health-estimates
Pilato, K. A., Law, M. P., Narushima, M., Moore, S. A., & Hay, J. A. (2022). The creation of a mental health policy in higher education. Educational Policy, 36(7), 1821-1849.
Pinho, R. D. N. L., Costa, T. F., Silva, N. M., Barros-Areal, A. F., Salles, A. D. M., Oliveira, A. P., Rassi, C., Valero, C., Gomes, C., Mendonça-Silva, D., Oliveira, F., Jochims, I., Ranulfo, I., Neves, J., Oliveira, L., Dantas, M., Rosal, M., Soares, M., Kurizky, P., Peterle, V., Faro, Y., Gomides, A., Da Mota, L., Albuquerque, C., Simaan, C., & Amado, V. M. (2021). Mental health and burnout syndrome among postgraduate students in medical and multidisciplinary residencies during the COVID-19 pandemic in Brazil: protocol for a prospective cohort study. JMIR Research Protocols, 10(1), e24298.
Prakash, N., Votta, C. M., & Deldin, P. J. (2023). Treatment for graduate students: Blunting the emotional toll of postgraduate education. Journal of Consulting and Clinical Psychology.
Rich, G. J., & O’Donnell, K. (2023). Global mental health. In G. J. Rich & K. O’Donnell (Eds.), Psychology. Oxford University Press. Available at: https://oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199828340/obo-9780199828340-0316.xml.
Sahu, P. (2020). Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4).
Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2020). Teacher burnout: relations between dimensions of burnout, perceived school context, job satisfaction and motivation for teaching. A longitudinal study. Teachers and Teaching, 26(7-8), 602-616.
Spoon, K., LaBerge, N., Wapman, K. H., Zhang, S., Morgan, A. C., Galesic, M., Fosdick, B. K., Larremore, D. B., & Clauset, A. (2023). Gender and retention patterns among US faculty. Science advances, 9(42), eadi2205.
Stroud, C. B., Davila, J., & Moyer, A. (2008). The relationship between stress and depression in first onsets versus recurrences: a meta-analytic review. Journal of abnormal psychology, 117(1), 206.
Tu, A. K., Haney, J. R., O'Neill, K., Swaminathan, A., Choi, K. W., Lee, H., Smoller, J. W., Patel, V., Barreira, P. J., Liu, C. H., & Naslund, J. A. (2023). Post-traumatic growth in PhD students during the COVID-19 pandemic. Psychiatry Research Communications, 3(1), 100104.
Vignola, R. C. B., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of affective disorders, 155, 104-109.
Wang, M. T., & Sheikh?Khalil, S. (2014). Does parental involvement matter for student achievement and mental health in high school? Child development, 85(2), 610-625.
Watson, D., Weber, K., Assenheimer, J. S., Clark, L. A., Strauss, M. E., & McCormick, R. A. (1995). Testing a tripartite model: I. Evaluating the convergent and discriminant validity of anxiety and depression symptom scales. Journal of abnormal psychology, 104(1), 3.
Wong, V. W., Ruble, L. A., Yu, Y., & McGrew, J. H. (2017). Too stressed to teach? Teaching quality, student engagement, and IEP outcomes. Exceptional children, 83(4), 412-427.
Woolston, C. (2019). PhDs: the tortuous truth. Nature, 575(7782), 403-407.
Zuleika, P. (2022). Cross-Sectional Study as Research Design in Medicine. Archives of The Medicine and Case Reports, 3(2), 256-259.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.









