EVIDENCES OF A MENTAL HEALTH CRISIS IN BRAZILIAN POSTGRADUATE PROGRAMS

Autores

Palavras-chave:

Saúde mental, Programas de pós-graduação, DASS21

Resumo

O tema saúde mental na pós-graduação stricto sensu tem chamado atenção e despertado o interesse entre pesquisadores. Apesar de estudos revelarem que a saúde mental do estudante pode ser afetada por práticas comuns em alguns programas, este artigo tenta avançar na discussão objetivando identificar a prevalência de estresse, depressão e ansiedade entre estudantes e egressos de programas de pós-graduação brasileiros e suas associações com características sociodemográficas, comportamentais e de relacionamento interpessoal. No intuito de colmatar lacunas na compreensão desse tema, o instrumento clínico DASS21 foi aplicado por meio de um survey virtual numa amostra de 332 mestrandos e doutorandos brasileiros. Os resultados indicaram que 25,6% desses discentes têm algum grau de estresse, 30,8% de depressão e 43,4% de ansiedade, sendo essa prevalência comum tanto em homens quanto mulheres. Relacionamento com os orientadores, processo de qualificação, incertezas financeiras e demandas geradas pelas disciplinas são aspectos que impactam nas condições emocionais. Este estudo contribui ao revelar que tanto discentes que não apresentam nenhum tipo de transtorno mental quanto os que apresentam - antes de ingressar na pós-graduação - podem sofrer com distúrbios ao vivenciarem experiências negativas durante o curso, a ponto de gerar uma crise de saúde mental no meio acadêmico.

Biografia do Autor

Igor Lopes Cordeiro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, com foco em pesquisas na área de marketing, especialmente nas vertentes de pesquisa transformativa e comportamento do consumidor. Pesquisador do Centro de Estudos em Marketing e Emoções (CEMAE), com interesses acadêmicos que incluem o impacto do consumo na qualidade de vida dos indivíduos, as dinâmicas do consumo e as influências da publicidade na formação de atitudes e intenções de compra. Como membro ativo do CEMAE, grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC, contribui com discussões e projetos que buscam explorar o papel do marketing na promoção de mudanças positivas para consumidores e organizações. Representante discente do PPAC-UFC. 

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto e Vice-chefe do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Líder do Centro de Estudos em Marketing e Emoções (CEMAE) e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC). Tem Pós-doutorado em Administração pelo PPGA/UECE (PNPD-Capes), Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE (2012), Mestre em Administração e Controladoria pelo PPAC/UFC (2009), Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006) e tem Formação Superior em Gestão Estratégica de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará (2003). Já foi Professor da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE 11/2013-11/2019), Editor-Chefe da Revista Gestão.Org (2015-2018), líder de tema EPQ/ANPAD (2018-2019) docente permanente do PROPAD/UFPE, PPHTur/UFPE e PPGIC/UFPE. É avaliador de periódicos qualificados e de trabalhos de eventos nacionais e internacionais. Vem desenvolvendo estudos sobre comportamento do consumidor e transtornos psicológicos no consumo, com ênfase na transformative consumer research (TCR) e transformative service research (TSR). 

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri/Professora

Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Pesquisadora no Centro de Estudos em Marketing e Emoções (CEMAE/UFC) e no Núcleo de Estudos em Economia Criativa (NEC/UFCA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É avaliadora de trabalhos de eventos nacionais. Vem desenvolvendo estudos na área de administração e mercadologia, com ênfase no comportamento do consumidor, consumo, serviços, pesquisa qualitativa, caso para ensino. 

Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (1996) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará em Administração e Controladoria. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Ceará - UFC e na Universidade de Fortaleza-UNIFOR, onde também lidera o Programa de Mentoria Executiva no CCG. Coordenadora Acadêmico do Instituto de Estudos Empresariais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento de carreiras, empreendedorismo e gestão de pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, carreira, administração, educação e treinamento; e mentoria de carreira e negócios. 

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará. Desde 2015 atua como Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos 

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12/11/2025

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Artigos