BENEFÍCIOS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Gestão da Saúde, Experiência do Paciente, Qualidade dos Serviços de Saúde, Gestão de Serviços, Transformação Digital na SaúdeResumo
Apesar de o setor de saúde ter movimentado cerca de R$ 348,3 bilhões em 2022, e ter crescido mais de 5% em 2023, bem como do crescente interesse na valorização da experiência do paciente e sua utilização, em quase todo mundo em especial Estados Unidos e Europa, com impactos comprovados na adesão de pacientes a tratamentos e satisfação com serviços públicos e privados, assim como sua qualidade de vida ainda não existem, no Brasil, procedimentos baseados em evidências científicas que permitam ao Governo e aos Gestores Hospitalares mensurarem e gerirem as políticas de saúde com base na experiência do paciente e no uso estratégico da tecnologia. Dessa forma, o objetivo foi investigar quais são os benefícios, assim como os desafios da tecnologia, para a Experiência do Paciente e a Excelência em Gestão Hospitalar. Este estudo contempla uma pesquisa teórica, a partir do exame, compreensão e explanação das publicações na plataforma CAPES periódicos, artigos na base Web of Science, utilizando as palavras-chave: transformação digital na saúde. Foi utilizado uma amostra dos últimos 5 anos, sendo encontrados 53 artigos abertos para consulta, sendo selecionados apenas 10 artigos em conformidade com o tema estabelecido. Este trabalho sugere instrumentos de mensuração e controle da qualidade dos serviços para algumas das dificuldades identificadas.
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