BENEFÍCIOS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autores

Palavras-chave:

Gestão da Saúde, Experiência do Paciente, Qualidade dos Serviços de Saúde, Gestão de Serviços, Transformação Digital na Saúde

Resumo

Apesar de o setor de saúde ter movimentado cerca de R$ 348,3 bilhões em 2022, e ter crescido mais de 5% em 2023, bem como do crescente interesse na valorização da experiência do paciente e sua utilização, em quase todo mundo em especial Estados Unidos e Europa, com impactos comprovados na adesão de pacientes a tratamentos e satisfação com serviços públicos e privados, assim como sua qualidade de vida ainda não existem, no Brasil, procedimentos baseados em evidências científicas que permitam ao Governo e aos Gestores Hospitalares mensurarem e gerirem as políticas de saúde com base na experiência do paciente e no uso estratégico da tecnologia. Dessa forma, o objetivo foi investigar quais são os benefícios, assim como os desafios da tecnologia, para a Experiência do Paciente e a Excelência em Gestão Hospitalar. Este estudo contempla uma pesquisa teórica, a partir do exame, compreensão e explanação das publicações na plataforma CAPES periódicos, artigos na base Web of Science, utilizando as palavras-chave: transformação digital na saúde. Foi utilizado uma amostra dos últimos 5 anos, sendo encontrados 53 artigos abertos para consulta, sendo selecionados apenas 10 artigos em conformidade com o tema estabelecido. Este trabalho sugere instrumentos de mensuração e controle da qualidade dos serviços para algumas das dificuldades identificadas.

Biografia do Autor

Renato Rodrigues da Silva, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutorando em Administração na Universidade FUMEC com pesquisa na área de inteligência artificial e gestão em saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade Conquer (2025), especialista em Gestão Avançada em Compliance e Governança Corporativa pela PUC Minas (2025), especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz (2018), em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2015), e Gestão de Pessoas pela PUC Minas (2014). Graduado em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Experiência docente em curso técnico, graduação e pós-graduação (UFMG, Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fundação Pedro Leopoldo).

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Publicado

09/04/25