BENEFÍCIOS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autores/as

Palabras clave:

Gestão da Saúde, Experiência do Paciente, Qualidade dos Serviços de Saúde, Gestão de Serviços, Transformação Digital na Saúde

Resumen

Apesar de o setor de saúde ter movimentado cerca de R$ 348,3 bilhões em 2022, e ter crescido mais de 5% em 2023, bem como do crescente interesse na valorização da experiência do paciente e sua utilização, em quase todo mundo em especial Estados Unidos e Europa, com impactos comprovados na adesão de pacientes a tratamentos e satisfação com serviços públicos e privados, assim como sua qualidade de vida ainda não existem, no Brasil, procedimentos baseados em evidências científicas que permitam ao Governo e aos Gestores Hospitalares mensurarem e gerirem as políticas de saúde com base na experiência do paciente e no uso estratégico da tecnologia. Dessa forma, o objetivo foi investigar quais são os benefícios, assim como os desafios da tecnologia, para a Experiência do Paciente e a Excelência em Gestão Hospitalar. Este estudo contempla uma pesquisa teórica, a partir do exame, compreensão e explanação das publicações na plataforma CAPES periódicos, artigos na base Web of Science, utilizando as palavras-chave: transformação digital na saúde. Foi utilizado uma amostra dos últimos 5 anos, sendo encontrados 53 artigos abertos para consulta, sendo selecionados apenas 10 artigos em conformidade com o tema estabelecido. Este trabalho sugere instrumentos de mensuração e controle da qualidade dos serviços para algumas das dificuldades identificadas.

Biografía del autor/a

Renato Rodrigues da Silva, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutorando em Administração na Universidade FUMEC com pesquisa na área de inteligência artificial e gestão em saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade Conquer (2025), especialista em Gestão Avançada em Compliance e Governança Corporativa pela PUC Minas (2025), especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz (2018), em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2015), e Gestão de Pessoas pela PUC Minas (2014). Graduado em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Experiência docente em curso técnico, graduação e pós-graduação (UFMG, Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fundação Pedro Leopoldo).

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Publicado

09/04/25