INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE E TENDÊNCIAS DE ESTUDOS FUTUROS
Palavras-chave:
inovação, estratégia, bibliometria, literatura científica internacionalResumo
Ao longo dos últimos anos, a inovação em produtos, processos, marketing e gestão faz parte das estratégias das organizações. Setores privados e públicos buscam incorporar inovações como estratégia de sustentabilidade e competitividade, gerando impacto nas organizações reforçando a relação entre as áreas de negócios de inovação e estratégia. Como foco em analisar os estudos científicos internacionais da área de negócios foi realizado estudo bibliométrico para identificar as características dos estudos dos últimos cinco anos utilizando a base de dados Scopus e gerando mapas por meio do software VOSViewer ®. Apesar do estudo ter natureza descritiva, sem objetivo ou necessidade de generalizar os resultados, ressalta-se a relevância dos termos no contexto atual empresarial. Instiga-se ainda novos estudos que podem incluir um dos clusters descritos buscando identificar modelos que possam ser aplicados em diferentes contextos ou setores da economia.
Referências
Adams, R., Bessant, J., & Phelps, R. (2006). Innovation management measurement: A review. International Journal of Management Reviews, 8(1), 21-47. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2006.00119.x
Agazu, B. G., & Kero, C. A. (2024). Innovation strategy and firm competitiveness: a systematic literature review. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 13(1), 24.
Ansoff, H. I., & McDonnell, E. J. (1990). Effective project management for strategic innovation and change in an organizational context. International Journal of Project Management, 8(2), 75-87. https://doi.org/10.1016/0263-7863(90)90025-7
Birkinshaw, J., Zimmermann, A., & Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? Bridging the dynamic capabilities and ambidexterity perspectives. California management review, 58(4), 36-58.
Bouncken, R., Ratzmann, M., Barwinski, R., & Kraus, S. (2020). Coworking spaces: Empowerment for entrepreneurship and innovation in the digital and sharing economy. Journal of Business Research, 114, 102-110.
Dodgson, M., Gann, D., & Salter, A. (2017). The Management of Technological Innovation: Strategy and Practice. Oxford University Press.
Kalay, F., & Lynn, G. (2015). The Impact of Strategic Innovation Management Practices on Firm Innovation Performance. Research Journal of Business and Management, 2(3), 412-429. https://doi.org/10.17261/Pressacademia.2015312941
Kim, H. S. (2023). Effects of ambiguity on innovation strategies. Financial Innovation, 9(1), 68.
Koivisto, T. (2013). Developing strategic innovation capability of enterprises. Journal of Innovation Management, 1(1), 25-45. https://doi.org/10.1111/j.1467-8691.2012.00645.x
Mariani, M. M., Machado, I., & Nambisan, S. (2023). Types of innovation and artificial intelligence: A systematic quantitative literature review and research agenda. Journal of Business Research, 155, 113364.
Nurjanah, A., & Ardyan, E. (2022). Open innovation strategies and SMEs’ performance: The mediating role of eco-innovation in environmental uncertainty. Management Systems in Production Engineering, 30(3), 214-222.
Palmer, D., & Kaplan, S. (2007). Strategic Innovation. Harvard Business Review, 85(3), 60-70. https://doi.org/10.1108/17542410710738595
Santos Filho, C. D. (2022). Inovação centrada no cliente e a construção de vantagens competitivas por meio da competição pelo futuro: um estudo do mercado de adquirência no Brasil (Doctoral dissertation).
Schilling, M. A. (2020). Strategic Management of Technological Innovation. McGraw-Hill Education.
Søndergaard, H. A., Knudsen, M. P., & Laugesen, N. S. (2021). The Catch-22 in strategizing for radical innovation. Technology Innovation Management Review, 11(3), 4-16.
Sutaguna, I. N. T., Achmad, G. N., Risdwiyanto, A., & Yusuf, M. (2023). Marketing strategy for increasing sales of cooking oil shoes in Barokah trading business. International Journal of Economics and Management Research, 2(1), 132-152.
Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2001). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (2nd ed.). John Wiley & Sons.
Timotius, E. (2023). The role of innovation in business strategy as a competitive advantage: Evidence from Indonesian MSMEs. Problems and Perspectives in Management, 21(1), 92-106.
Truong, P. H., Kim, A. D., Hoang, D. S., & Nguyen, D. H. (2024, May). A Comprehensive Bibliometric Study of Product Placement with an Ethical Emphasis. In European Conference on Social Media (Vol. 11, No. 1, pp. 305-315).
van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523-538.
Wierzbicki, M., & Nowodzi?ski, P. (2019). Imitation and innovation in business environment. Production Engineering Archives, 22(22), 36-40.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.