INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE E TENDÊNCIAS DE ESTUDOS FUTUROS

Autores

Palavras-chave:

inovação, estratégia, bibliometria, literatura científica internacional

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a inovação em produtos, processos, marketing e gestão faz parte das estratégias das organizações. Setores privados e públicos buscam incorporar inovações como estratégia de sustentabilidade e competitividade, gerando impacto nas organizações reforçando a relação entre as áreas de negócios de inovação e estratégia. Como foco em analisar os estudos científicos internacionais da área de negócios foi realizado estudo bibliométrico para identificar as características dos estudos dos últimos cinco anos utilizando a base de dados Scopus e gerando mapas por meio do software VOSViewer ®. Apesar do estudo ter natureza descritiva, sem objetivo ou necessidade de generalizar os resultados, ressalta-se a relevância dos termos no contexto atual empresarial. Instiga-se ainda novos estudos que podem incluir um dos clusters descritos buscando identificar modelos que possam ser aplicados em diferentes contextos ou setores da economia.

Biografia do Autor

Themis Alexsandra Santos Bezerra Buna, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutoranda em Administração pela FUMEC/UNICEUMA

Cristina Nitz da Cruz, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutoranda em Administração pela FUMEC/UNICEUMA

Ana Carolina Nogueira Santos Cruz, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutoranda em Administração pela FUMEC/UNICEUMA

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC (FUMEC)

Docente do curso de Doutorado em Administração da FUMEC

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC (FUMEC)

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC. 

Referências

Adams, R., Bessant, J., & Phelps, R. (2006). Innovation management measurement: A review. International Journal of Management Reviews, 8(1), 21-47. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2006.00119.x

Agazu, B. G., & Kero, C. A. (2024). Innovation strategy and firm competitiveness: a systematic literature review. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 13(1), 24.

Ansoff, H. I., & McDonnell, E. J. (1990). Effective project management for strategic innovation and change in an organizational context. International Journal of Project Management, 8(2), 75-87. https://doi.org/10.1016/0263-7863(90)90025-7

Birkinshaw, J., Zimmermann, A., & Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? Bridging the dynamic capabilities and ambidexterity perspectives. California management review, 58(4), 36-58.

Bouncken, R., Ratzmann, M., Barwinski, R., & Kraus, S. (2020). Coworking spaces: Empowerment for entrepreneurship and innovation in the digital and sharing economy. Journal of Business Research, 114, 102-110.

Dodgson, M., Gann, D., & Salter, A. (2017). The Management of Technological Innovation: Strategy and Practice. Oxford University Press.

Kalay, F., & Lynn, G. (2015). The Impact of Strategic Innovation Management Practices on Firm Innovation Performance. Research Journal of Business and Management, 2(3), 412-429. https://doi.org/10.17261/Pressacademia.2015312941

Kim, H. S. (2023). Effects of ambiguity on innovation strategies. Financial Innovation, 9(1), 68.

Koivisto, T. (2013). Developing strategic innovation capability of enterprises. Journal of Innovation Management, 1(1), 25-45. https://doi.org/10.1111/j.1467-8691.2012.00645.x

Mariani, M. M., Machado, I., & Nambisan, S. (2023). Types of innovation and artificial intelligence: A systematic quantitative literature review and research agenda. Journal of Business Research, 155, 113364.

Nurjanah, A., & Ardyan, E. (2022). Open innovation strategies and SMEs’ performance: The mediating role of eco-innovation in environmental uncertainty. Management Systems in Production Engineering, 30(3), 214-222.

Palmer, D., & Kaplan, S. (2007). Strategic Innovation. Harvard Business Review, 85(3), 60-70. https://doi.org/10.1108/17542410710738595

Santos Filho, C. D. (2022). Inovação centrada no cliente e a construção de vantagens competitivas por meio da competição pelo futuro: um estudo do mercado de adquirência no Brasil (Doctoral dissertation).

Schilling, M. A. (2020). Strategic Management of Technological Innovation. McGraw-Hill Education.

Søndergaard, H. A., Knudsen, M. P., & Laugesen, N. S. (2021). The Catch-22 in strategizing for radical innovation. Technology Innovation Management Review, 11(3), 4-16.

Sutaguna, I. N. T., Achmad, G. N., Risdwiyanto, A., & Yusuf, M. (2023). Marketing strategy for increasing sales of cooking oil shoes in Barokah trading business. International Journal of Economics and Management Research, 2(1), 132-152.

Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2001). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (2nd ed.). John Wiley & Sons.

Timotius, E. (2023). The role of innovation in business strategy as a competitive advantage: Evidence from Indonesian MSMEs. Problems and Perspectives in Management, 21(1), 92-106.

Truong, P. H., Kim, A. D., Hoang, D. S., & Nguyen, D. H. (2024, May). A Comprehensive Bibliometric Study of Product Placement with an Ethical Emphasis. In European Conference on Social Media (Vol. 11, No. 1, pp. 305-315).

van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523-538.

Wierzbicki, M., & Nowodzi?ski, P. (2019). Imitation and innovation in business environment. Production Engineering Archives, 22(22), 36-40.

Downloads

Publicado

09/04/25