CENÁRIO TEMÁTICO DE RESTAURANTE E A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N4ART1456Palavras-chave:
Marketing. Marketing experiencial. Cenários temáticos. Satisfação do consumidor. Restaurantes temáticos.Resumo
Com o objetivo de analisar a relação entre o cenário temático de um restaurante e a satisfação dos consumidores, foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo survey, com uma amostra de 252 clientes de um restaurante temático da cidade de Florianópolis, a respeito de 21 características da atmosfera de serviços sugerida por Bitner (1992), Daucé e Rieunier (2002) e Hetzel (2004). Os dados foram analisados com o auxílio da estatística descritiva e multivariada, e utilização de coefi ciente de correlação e análise fatorial. Os resultados mostraram que existe associação entre o cenário temático e a satisfação do consumidor e a ambiência correlaciona-se positivamente com a satisfação. No entanto, nem o layout nem as potencialidades simbólicas apresentaram correlação positiva com a satisfação dos clientes. Os fatores da ambiência: apresentação e sabor dos pratos, higiene, limpeza e temperatura do ambiente, odores agradáveis e limpeza dos banheiros foram percebidos como os mais importantes em um ambiente temático.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.