Collaborative Knowledge Building Aplicado ao Ensino do Empreendedorismo

Autores

  • Fernanda Rizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael de Lucena Perini Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Construção do Conhecimento, Aprendizagem Colaborativa, Trabalho em Grupo, Empreendedorismo

Resumo

Para que a construção colaborativa do conhecimento possa se desenvolver em uma atividade de grupo, uma atitude para a aprendizagem colaborativa é necessária. Neste trabalho buscou-se examinar os fatores que subjazem a atitude colaborativa em situações de aprendizagem, vivenciadas em ambientes acadêmicos, para o ensino do empreendedorismo. O método de pesquisa misto foi aplicado, considerando a análise documental, as falas de grupo, observação e aplicação de uma survey com análise quantitativa descritiva. Os resultados revelaram que os estudantes possuem uma percepção positiva sobre a experiência de aprendizagem colaborativa, demonstrada nos indicadores da pesquisa survey, nas falas de grupo e nos materiais desenvolvidos durante a construção do conhecimento. No entanto, as observações mostraram que os estudantes necessitam de orientação a fim de engajar-se nas atividades propostas de forma produtiva. Conclui-se que a construção colaborativa do conhecimento tem efeitos positivos sobre a produção do conhecimento e a interação entre os alunos.

Biografia do Autor

Fernanda Rizzon, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração

Rafael de Lucena Perini, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Docente. Programa de Pós-Graduação em Administração

Downloads

Publicado

17/03/21

Edição

Seção

Artigos