Collaborative Knowledge Building Aplicado ao Ensino do Empreendedorismo
Mots-clés :
Construção do Conhecimento, Aprendizagem Colaborativa, Trabalho em Grupo, EmpreendedorismoRésumé
Para que a construção colaborativa do conhecimento possa se desenvolver em uma atividade de grupo, uma atitude para a aprendizagem colaborativa é necessária. Neste trabalho buscou-se examinar os fatores que subjazem a atitude colaborativa em situações de aprendizagem, vivenciadas em ambientes acadêmicos, para o ensino do empreendedorismo. O método de pesquisa misto foi aplicado, considerando a análise documental, as falas de grupo, observação e aplicação de uma survey com análise quantitativa descritiva. Os resultados revelaram que os estudantes possuem uma percepção positiva sobre a experiência de aprendizagem colaborativa, demonstrada nos indicadores da pesquisa survey, nas falas de grupo e nos materiais desenvolvidos durante a construção do conhecimento. No entanto, as observações mostraram que os estudantes necessitam de orientação a fim de engajar-se nas atividades propostas de forma produtiva. Conclui-se que a construção colaborativa do conhecimento tem efeitos positivos sobre a produção do conhecimento e a interação entre os alunos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.