A POSTURA HERMENÊUTICA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1004Keywords:
Estudos organizacionais. Epistemologia. Hermenêutica. Postura epistemológica. Análise citacionalAbstract
O objetivo desta pesquisa consiste em analisar, nos estudos organizacionais brasileiros, a postura hermenêutica dos pesquisadores. O objeto desse estudo foram as publicações, entre 2000 e 2009, reunidas nos periódicos nacionais classifi cados pelo Qualis/CAPES. Foi efetuado um levantamento bibliométrico, análise documental e citacional. O critério para a seleção dos artigos foi baseado na ocorrência da terminologia hermenêutica, no título, resumo, e, ou, palavras-chave. Dos 19 periódicos nacionais consultados, foram selecionados 06 para comporem a amostra. Nos 06 periódicos, foram identifi cados apenas 12 artigos contendo as terminologias buscadas. Na análise citacional, foram mapeadas 357 referências bibliográfi cas (artigos, livros, sites, normalizações) contidas nesses artigos. Evidenciamos que, embora a hermenêutica estivesse presente para explicar os temas específicos trabalhados pelos pesquisadores, a práxis inerente à postura epistemológica encontra-se pouco explorada nos trabalhos desenvolvidos. Dentre os poucos pesquisadores encontrados, que se dispõem a realizar estudos que incluam a hermenêutica, nem todos utilizam os precursores basilares.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.