UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
REFLEXOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Educação Corporativa, Ensino, Ensino Superior, Qualidade Ensino, Universidade CorporativaAbstract
A competividade das empresas depende da sua capacidade em reformular as estratégias, adaptando-se à nova realidade a partir da incorporação de novas competências e promovendo as inovações necessárias à sua sobrevivência no mercado. A resposta estratégica envolve a organização como todo e as pessoas passam a desempenhar um papel primordial nesse processo de mudança e adaptação. O aprimoramento técnico e comportamental dos funcionários passa a ser uma grande preocupação das empresas que, por meio das universidades corporativas, buscam minimizar a escassez de profissionais qualificados, bem como suprir as lacunas existentes nas instituições de ensino tradicionais. Este artigo tem como objetivo compreender, como o fenômeno de crescimento das universidades corporativas geram reflexos em um eventual processo de reformulação na atuação das instituições de ensino superior tradicionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um estudo bibliográfico e análise de conteúdo clássica. Os resultados apontam para a compreensão dos diferentes papeis exercidos, sinalizando que as universidades corporativas não desempenham papel determinante na reformulação das instituições de ensino superior, tampouco possuem capacidade de substitui-las. Todavia, elas oportunizam uma reflexão e sinalizam eventuais caminhos que podem delinear e contribuir para o processo de reformulação do ensino superior.
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