UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

REFLEXOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Ensino, Ensino Superior, Qualidade Ensino, Universidade Corporativa

Resumo

A competividade das empresas depende da sua capacidade em reformular as estratégias, adaptando-se à nova realidade a partir da incorporação de novas competências e promovendo as inovações necessárias à sua sobrevivência no mercado. A resposta estratégica envolve a organização como todo e as pessoas passam a desempenhar um papel primordial nesse processo de mudança e adaptação. O aprimoramento técnico e comportamental dos funcionários passa a ser uma grande preocupação das empresas que, por meio das universidades corporativas, buscam minimizar a escassez de profissionais qualificados, bem como suprir as lacunas existentes nas instituições de ensino tradicionais. Este artigo tem como objetivo compreender, como o fenômeno de crescimento das universidades corporativas geram reflexos em um eventual processo de reformulação na atuação das instituições de ensino superior tradicionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um estudo bibliográfico e análise de conteúdo clássica. Os resultados apontam para a compreensão dos diferentes papeis exercidos, sinalizando que as universidades corporativas não desempenham papel determinante na reformulação das instituições de ensino superior, tampouco possuem capacidade de substitui-las. Todavia, elas oportunizam uma reflexão e sinalizam eventuais caminhos que podem delinear e contribuir para o processo de reformulação do ensino superior.

Biografia do Autor

Geisa Nara Dias Gimenes, Universidade FUMEC (FUMEC)

Acadêmica do curso Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Especialista em Estratégia e Inteligência em Negócios pela UNIS/MG (2012). Especialista em Gestão Pessoas pela PUC/MG (2007).

Henrique Cordeiro Martins, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor em Administração pela UFMG, com estágio sanduíche na Birmingham School, Inglaterra. Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e titular do Mestrado em Administração Pública (PROFIAP-UFV). Avaliador ad hoc do MEC/INEP na avaliação institucional e de cursos. 

Thiago Soares Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Universidade FUMEC (FUMEC)

Professor Visitante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC.

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Publicado

12/11/2025

Edição

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Artigos