CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR MICROEMPREENDEDORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART1213Keywords:
Empreendedorismo. Jovens empreendedores. Perfi l empreendedor. Motivação empreendedora. Moda.Abstract
O número de jovens empreendedores vem aumentando no Brasil, pela difi culdade em conseguir trabalho ou pelo desejo de ter o próprio negócio e não ter patrão. Por necessidade ou por vontade de ter o próprio negócio, os jovens se aventuram cada vez mais na criação de novos negócios. Assim, o objetivo deste trabalho foi verifi car quais as principais motivações para a abertura do negócio, quais as difi culdades encontradas para essa abertura e qual o perfi l empreendedor dos jovens, com idades entre 24 e 37 anos, que abrem empresas no setor de moda, em Belo Horizonte, e cujas empresas tenham sido abertas há no máximo cinco anos. O estudo foi qualitativo, sendo utilizada a entrevista semiestruturada como meio de coleta de dados. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, após tabulação dos dados coletados nas entrevistas. Posteriormente, com base nos dados analisados, foram feitas as considerações gerais.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.