CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR MICROEMPREENDEDORES
DOI :
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART1213Mots-clés :
Empreendedorismo. Jovens empreendedores. Perfi l empreendedor. Motivação empreendedora. Moda.Résumé
O número de jovens empreendedores vem aumentando no Brasil, pela difi culdade em conseguir trabalho ou pelo desejo de ter o próprio negócio e não ter patrão. Por necessidade ou por vontade de ter o próprio negócio, os jovens se aventuram cada vez mais na criação de novos negócios. Assim, o objetivo deste trabalho foi verifi car quais as principais motivações para a abertura do negócio, quais as difi culdades encontradas para essa abertura e qual o perfi l empreendedor dos jovens, com idades entre 24 e 37 anos, que abrem empresas no setor de moda, em Belo Horizonte, e cujas empresas tenham sido abertas há no máximo cinco anos. O estudo foi qualitativo, sendo utilizada a entrevista semiestruturada como meio de coleta de dados. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, após tabulação dos dados coletados nas entrevistas. Posteriormente, com base nos dados analisados, foram feitas as considerações gerais.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.