DESIGN RESEARCH: APLICAÇÕES PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1999Keywords:
Design Research, Metodologia, Competência Intercultural, Liderança, Ensino em administraçãoAbstract
O objetivo deste artigo é discutir a Design Research, um método ainda pouco conhecido e utilizado em Administração, à luz de duas aplicações práticas. Ambos os estudos tratam do desenvolvimento de competências de gestão apoiados em tecnologias virtuais. O primeiro estudo voltou-se ao desenvolvimento da competência de liderança no ensino de graduação, considerando como propício à eficácia do líder e o segundo avalia a possibilidade de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de pós-graduação. Em ambos foram desenvolvidos e aplicados artefatos, em forma de métodos de capacitação, para o desenvolvimento dessas competências, utilizando-se um Mundo Virtual 3D (MV3D). Os resultados encontrados demonstram a Design Research ser uma abordagem adequada para verificar como as competências podem ser estudadas e desenvolvidas na prática. Além do mais, este artigo aponta caminhos aos pesquisadores que desejam aplicar o método, trazendo uma novo enfoque para se fazer pesquisa em administração.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.