VALORES PESSOAIS E DE SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO COM PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Authors

  • Andrea Marcia Moreira
  • Silvia Marcia Russi De Domenico Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART2022

Keywords:

Valores pessoais. Valores de sentido de vida. Programa de mobilização social. Bancos. Pesquisa quantitativa.

Abstract

Este estudo, de natureza descritivo-exploratória, utilizando métodos quantitativos, teve como objetivo verificar se existem diferenças na importância dos valores pessoais e de sentido de vida dos empregados de uma empresa, em função do tipo de participação que assumem no programa de mobilização social implementado pela organização. Valores pessoais e valores de sentido de vida são definidos como metas desejáveis e trans-situacionais, que variam em importância e servem como princípios gerais na vida de uma pessoa, sendo, os últimos, princípios orientadores, especificamente associados à missão que os indivíduos assumem em suas existências. Empregados de uma instituição financeira privada responderam a instrumento formado por questionários já validados em estudos anteriores, originando uma amostra final não probabilística de 437 casos válidos. A análise de variância mostrou que o grupo de empregados, responsáveis por atividades de maior amplitude no programa, inclusive de visitas aos municípios com projetos aprovados, atribui maior importância a valores pessoais de estimulação e de universalismo e menor a valores relacionados à manutenção do status quo, além de apresentarem diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito ao valor de sentido de vida de Evolução Espiritual.

Author Biographies

Andrea Marcia Moreira

Mestre em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Sócia-diretora da Yabá Consultoria

Silvia Marcia Russi De Domenico, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do PPGA -Linha Gestão Humana e Social nas Organizações

Published

23/04/15