PLATAFORMAS DIGITAIS COMO AMBIENTE DE CONTEXTO CAPACITANTE PARA MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores/as

Palabras clave:

Autismo, Contexto Capacitante, Facebook, Plataforma Digital

Resumen

Considerando os impactos da tecnologia no cotidiano, sobretudo a partir do uso das plata­formas digitais, o presente artigo tem como objetivo compreender: se a plataforma Facebook funciona como um ambiente de contexto capacitante e ba virtual para mães de autistas? A pesquisa se classifica como um estudo de caso único do tipo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa que contou com uma breve revisão da literatura. Houve a utilização da aplicação Meta Insights da plataforma para extração e do Microsoft Excel para tabular e orga­nizar os dados. Após a coleta os dados foram trabalhados por meio de técnicas da análise de conteúdo. Os resultados indicam o potencial da plataforma do Facebook em grupo temático de mães de autistas na perspectiva capacitante. Pode-se concluir que, foi possível compreender importantes nuances da obtenção de conhecimento, boas práticas e apoio para lidar com o autismo e confirmar por meio de análise que de fato a plataforma pode ser considerada como um ambiente de contexto capacitante e ba virtual. Tal investigação teve o intuito de contribuir tanto com a academia deixando um legado para pesquisas futuras, quanto com a sociedade em geral ao tratar de um tema sensível para uma significativa parcela da sociedade.

Biografía del autor/a

Leandro Cearenço Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)





Stephania Joyce Lentz de Morais, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)





Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal São Carlos (UFSCar)




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Publicado

09/04/25