MÍDIAS SOCIAIS E CONHECIMENTO
análise do potencial da existência do ba digital
DOI :
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i1.9280Mots-clés :
Mídias Sociais, Conhecimento, YouTube®, Facebook®, Twitter®Résumé
Este estudo tem como tema principal as mídias sociais e os processos de criação e compartilhamento de conhecimento. Em um cenário de diversa gama de plataformas sociais que integram usuários de diversas localidades e contextos distintos, cabe lançar luz sobre os processos relativos à criação e ao compartilhamento do conhecimento nestes cenários. Tal pesquisa – parte integrante de uma pesquisa de doutorado – objetiva apresentar as mídias sociais como potenciais contextos capacitantes – ba – na atualidade. Para tanto os autores realizaram uma revisão tradicional de literatura por meio da qual foram levantados tópicos necessários para esta discussão de forma mais pormenorizada. As análises partiram considerando-se três plataformas, a saber: YouTube®, Facebook® e Twitter®. Obteve-se como resultados parciais o entendimento de que as mídias analisadas apresentam um grande potencial de se colocarem como um ba digital na atualidade devido ao seu potencial de interação e criação de redes e comunidades sociais.
Références
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. 426 p.
COSTA, L. S.; MARTINS, D. A. Utilização das redes sociais virtuais no processo de gestão do conhecimento: aplicações e práticas no campo das organizações. Int. J. Innov., São Paulo, v. 1, n. 8, p. 1-18, jan. 2020.
DIAS, F. D.; AGUIAR FILHO, A. S. Análise webmétrica do compartilhamento de informação e conhecimento gastronômico via YouTube. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 01-19, 2020.
GASQUE, K. C. G. Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal Of Information Studies: Research Trends, v. 2, n. 10, p. 14-20, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. [S.l.]: Editora Saraiva, 2019.
GÜLLICH, R. I. C.; BERVIAN, P. V. Facebook como instrumento de mediação no ensino superior: estado do conhecimento. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted, Bogotá, n. esp., p. 1665-1670, out. 2021.
HUSSAIN, Akhtar. Adoption of Web 2.0 in library associations in the presence of social media. Emerald, v. 49, n. 2, p. 151-169, 2015.
MAIA, R. C. M. et al. Sobre a importância de examinar diferentes ambientes online em estudos de deliberação. Opinião Pública, Campinas, v. 21, n. 2, p. 490-513, 2015.
NONAKA, I.; KONNO, N. O CONCEITO DE “Ba”: criando bases para a Criação do Conhecimento. California Management Review, v. 40, p. 40-54, 1998.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. 19ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
NUNES, D. L.; et al. Utilização do Instagram como ferramenta pedagógica no ensino superior. In: salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, 13., 2021, Virtual. Anais [...] , 2021. p. 1-2.
POLANYI, M. Personal knowledge: Towards a post-critical philosophy. Londres: The University of Chicago Press, 1958.
REIS, M. T. V. O conhecimento científico no Facebook: revistas brasileiras de saúde pública e as interações com seus seguidores. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
RODRIGUES, G. C. F. S.; BRENNAND, E. G. G. Aprendizagem e interação na rede social Facebook. P2P & Inovação,, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 88-106, fev. 2021.
SANTOS, C. A. C. M. Ensino e divulgação em organização do conhecimento com o apoio de mídias sociais. Páginas A&b. S.3, v. 1, n. 11, p. 10-21, 2019.
SENA, M. E. N.; et al. O instagram como ferramenta de suporte ao ensino de parasitologia veterinária. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 7, n. 6, p. 56462-56474, jun. 2021.
SOUZA, N. M.; COSTA, C. J.; APARICIO, Manuela. Ba: Um Fator Determinante no Uso de Sistemas de Gestão do conhecimento. Risti, n. 22, p. 1-19, 2017.
VIEIRA, R. Z.; et al. O uso do Instagram e do Facebook como ferramentas de disseminação de conhecimento em época de pandemia. In: SEMEX, 8., 2020, Bento Gonçalves. Anais [...] . Bento Gonçalves: IFRS, 2020. p. 1-1.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Pas de Modification 3.0 non transposé.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.