MÍDIAS SOCIAIS E CONHECIMENTO

análise do potencial da existência do ba digital

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70493/cod31.v1i1.9280

Mots-clés :

Mídias Sociais, Conhecimento, YouTube®, Facebook®, Twitter®

Résumé

Este estudo tem como tema principal as mídias sociais e os processos de criação e compartilhamento de conhecimento. Em um cenário de diversa gama de plataformas sociais que integram usuários de diversas localidades e contextos distintos, cabe lançar luz sobre os processos relativos à criação e ao compartilhamento do conhecimento nestes cenários. Tal pesquisa – parte integrante de uma pesquisa de doutorado – objetiva apresentar as mídias sociais como potenciais contextos capacitantes – ba – na atualidade. Para tanto os autores realizaram uma revisão tradicional de literatura por meio da qual foram levantados tópicos necessários para esta discussão de forma mais pormenorizada. As análises partiram considerando-se três plataformas, a saber: YouTube®, Facebook® e Twitter®. Obteve-se como resultados parciais o entendimento de que as mídias analisadas apresentam um grande potencial de se colocarem como um ba digital na atualidade devido ao seu potencial de interação e criação de redes e comunidades sociais.

Biographie de l'auteur-e

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

Armando Sérgio de Aguiar Filho possui Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. É Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. Fez MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG e Especialização em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. É Graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade & Propaganda pelo UNIBH/MG. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas temáticas de marketing, empreendedorismo, inovação, aprendizagem e compartilhamento. Na carreira acadêmica tem mais de 20 anos de experiência, tendo produzido considerável número de trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Na sua trajetória vem desenvolvendo atividades de coordenação, docência, pesquisa e extensão em instituições de destaque como FUMEC, Promove, UNIBH e PUC Minas. Desde 2017 é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, sendo designado como Coordenador do Programa a partir de fevereiro de 2022. No âmbito de mercado possui sólida atuação como gestor de comunicação e marketing no comércio, indústria e consultoria. Desde 2015 atua fortemente com atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. É Avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.

Références

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. 426 p.

COSTA, L. S.; MARTINS, D. A. Utilização das redes sociais virtuais no processo de gestão do conhecimento: aplicações e práticas no campo das organizações. Int. J. Innov., São Paulo, v. 1, n. 8, p. 1-18, jan. 2020.

DIAS, F. D.; AGUIAR FILHO, A. S. Análise webmétrica do compartilhamento de informação e conhecimento gastronômico via YouTube. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 01-19, 2020.

GASQUE, K. C. G. Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal Of Information Studies: Research Trends, v. 2, n. 10, p. 14-20, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. [S.l.]: Editora Saraiva, 2019.

GÜLLICH, R. I. C.; BERVIAN, P. V. Facebook como instrumento de mediação no ensino superior: estado do conhecimento. Tecné, Episteme y Didaxis: Ted, Bogotá, n. esp., p. 1665-1670, out. 2021.

HUSSAIN, Akhtar. Adoption of Web 2.0 in library associations in the presence of social media. Emerald, v. 49, n. 2, p. 151-169, 2015.

MAIA, R. C. M. et al. Sobre a importância de examinar diferentes ambientes online em estudos de deliberação. Opinião Pública, Campinas, v. 21, n. 2, p. 490-513, 2015.

NONAKA, I.; KONNO, N. O CONCEITO DE “Ba”: criando bases para a Criação do Conhecimento. California Management Review, v. 40, p. 40-54, 1998.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. 19ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NUNES, D. L.; et al. Utilização do Instagram como ferramenta pedagógica no ensino superior. In: salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, 13., 2021, Virtual. Anais [...] , 2021. p. 1-2.

POLANYI, M. Personal knowledge: Towards a post-critical philosophy. Londres: The University of Chicago Press, 1958.

REIS, M. T. V. O conhecimento científico no Facebook: revistas brasileiras de saúde pública e as interações com seus seguidores. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

RODRIGUES, G. C. F. S.; BRENNAND, E. G. G. Aprendizagem e interação na rede social Facebook. P2P & Inovação,, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 88-106, fev. 2021.

SANTOS, C. A. C. M. Ensino e divulgação em organização do conhecimento com o apoio de mídias sociais. Páginas A&b. S.3, v. 1, n. 11, p. 10-21, 2019.

SENA, M. E. N.; et al. O instagram como ferramenta de suporte ao ensino de parasitologia veterinária. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 7, n. 6, p. 56462-56474, jun. 2021.

SOUZA, N. M.; COSTA, C. J.; APARICIO, Manuela. Ba: Um Fator Determinante no Uso de Sistemas de Gestão do conhecimento. Risti, n. 22, p. 1-19, 2017.

VIEIRA, R. Z.; et al. O uso do Instagram e do Facebook como ferramentas de disseminação de conhecimento em época de pandemia. In: SEMEX, 8., 2020, Bento Gonçalves. Anais [...] . Bento Gonçalves: IFRS, 2020. p. 1-1.

Téléchargements

Publié-e

06/03/23